No imaginário popular, a pergunta “Para que serve um seguro de vida?” só tem uma resposta possível: indenizar a família em caso de morte do segurado.
Porém, apesar de ser comum esse pensamento, esse seguro tem outras finalidades interessantes. Confira!
Para que serve um seguro de vida?
Ao contratar um seguro de vida, o segurado quer se precaver de situações indesejadas e inesperadas. Normalmente, essas situações provocam um grande prejuízo financeiro ao segurado ou aos seus familiares.
Por isso, quando pensamos em para que serve um seguro de vida, imediatamente nos vem à cabeça proteção financeira. Não à toa, o seguro de vida está sempre presente em bons planejamentos financeiros.
Mas o que está por trás da proteção financeira? O amparo ao segurado e aos seus familiares nos momentos difíceis.
Para amparar o segurado e/ou seus familiares em momentos difíceis
Vamos considerar as coberturas básicas, que são:
- morte acidental ou natural do titular;
- invalidez permanente total do titular.
Nesses casos, a indenização é paga aos beneficiários que foram escolhidos no momento da contratação. Isso dá tranquilidade para que todos lidem com um momento tão delicado.
Quando ampliamos o escopo e pensamos em outras coberturas, a premissa ainda é válida. Imagine que você é um arquiteto, profissional liberal, que trabalha desenhando projetos. Por algum motivo, desenvolve uma doença que limita os movimentos da sua mão por algum tempo. Como todo liberal, se você não trabalhar, as contas não fecharão no fim do mês.
Para esse tipo de situação, existe a cobertura de Diária por Incapacidade Temporária. E o que prevê essa cobertura adicional do seguro de vida? O pagamento de um valor para cada dia que você ficar afastado das atividades profissionais devido a doença ou acidente. Dessa forma, você não fica no prejuízo no período em que não puder ser remunerado.
É por isso que, ao pensar na contratação do seguro de vida, consideramos que ele serve como um grande amparo a todos.
Para cobrir diversas situações indesejadas e imprevisíveis
Para que serve um seguro de vida senão para lidar com situações indesejadas e imprevisíveis? O seguro possui diversas coberturas à disposição. Elas trazem mais segurança e tranquilidade aos beneficiários, tais como:
- indenização por doenças graves, como câncer, Alzheimer, entre outras;
- indenização por invalidez permanente, total ou parcial, por acidente;
- indenização por invalidez funcional permanente por doença;
- reembolso de despesas extraordinárias;
- indenização especial de morte por acidente;
- inclusão de filhos até 21 anos;
- desconto em medicamentos;
- morte por qualquer causa;
- inclusão do cônjuge;
- assistência funeral;
- cesta básica.
Diante das inúmeras situações indesejadas, ao contratar o seguro, faça simulações conforme suas necessidades para incluir as coberturas essenciais.
Para encorpar seu planejamento sucessório
Quando nos perguntamos para que serve um seguro de vida, o planejamento sucessório nem sempre é uma resposta imediata. Se você ainda não sabia disso, trouxemos essa importante informação. O seguro é, sim, uma ótima maneira de encorpar seu planejamento sucessório. E são dois os motivos.
O primeiro deles: o pagamento da indenização do seguro é feito aos beneficiários sem reduzir nenhum desconto de imposto de renda e ITCMD. O Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doações (ITCMD) é devido em caso de doações e nas partilhas de herança. Sem o desconto desses tributos, o segurado e/ou sua família recebem o valor integral da indenização.
O segundo motivo é que o seguro de vida não é considerado herança. Quando o segurado falece, o seguro não entra, então, no inventário. Os beneficiários recebem imediatamente, sem custos e burocracias, a indenização prevista no contrato.
Para que serve um seguro de vida? Para muitas finalidades, como:
- amparar o segurado e sua família em momentos difíceis;
- cobrir situações inesperadas;
- encorpar um planejamento sucessório.
No entanto, para usufruir dos benefícios, é preciso escolher as coberturas mais adequadas ao seu perfil. Com o auxílio de uma boa corretora de seguros, você consegue simular várias possibilidades com as melhores seguradoras do mercado.