Você sabe qual é o melhor seguro de vida? Sem dúvidas, é aquele que atende às suas necessidades. Há quem precise de várias coberturas, como morte, acidente, invalidez, doenças graves. Mas há também quem prefira um seguro mais básico por já contar com outras proteções.
Por isso, o melhor seguro de vida é aquele que se adequa à sua realidade. Veja a seguir o melhor seguro de vida e como escolher o seu!
Qual é o melhor seguro de vida?
Em 2013, a Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor – avaliou quase 100 apólices de seguros de vida. Essas apólices pertenciam a diversas seguradoras e foram analisadas em três cenários diferentes.
Todas as empresas oferecem cobertura integral em caso de morte natural e acidental – que são as coberturas mais comuns de um seguro de vida. Algumas oferecem coberturas adicionais, como morte do cônjuge, invalidez permanente por acidente e doenças graves.
Naquele momento, os três melhores seguros de vida no ranking geral foram Allianz, MetLife e Mongeral (atual MAG Seguros) . No entanto, para perfis específicos, destacaram-se as apólices da Porto Seguro, da Marítima (empresa que não existe mais) e da MetLife.
Por esse motivo, é difícil definir qual é o melhor seguro de vida sem considerar o que é importante para o interessado.
Ranking geral
No ranking geral, a Proteste considerou se as seguradoras ofereciam proteção para:
- invalidez total por acidente;
- morte do cônjuge;
- invalidez total por acidente do cônjuge;
- invalidez por doença funcional e por doenças graves.
Todas as apólices têm cobertura total para morte natural ou acidental. Veja a seguir a pontuação das 4 primeiras seguradoras. Elas ofereciam 100% de cobertura para os sinistros que acabamos de mencionar, exceto para doenças graves (nenhuma cobria):
- Allianz: 82 pontos.
- Metlife: 80 pontos.
- Mongeral (atual MAG Seguros): 80 pontos.
- ACE (empresa adquirida pela Chubb): 78 pontos.
Nas posições seguintes, podemos observar que as seguradoras não cobrem um ou mais dos eventos que citamos. Na última posição, com a nota 48 e bem abaixo do restante, está o seguro “Vida Máxima Mulher 1”, da Bradesco Vida e Previdência.
Análise da Proteste em 2020
Em 2020, a Proteste realizou uma nova pesquisa com as principais seguradoras. O órgão enviou questionários para coletar informações sobre seguros de vida individuais a respeito de duas situações:
- Homem de 35 anos, saudável, casado e administrador de empresas.
- Mulheres de 55 anos, saudável, casada e vendedora autônoma.
A Proteste dividiu a análise considerando dois grupos. O primeiro, relativo a coberturas básicas (morte natural, morte acidental e invalidez permanente por acidente). O segundo envolve as coberturas complementares (morte do cônjuge, por exemplo).
O resultado foi animador e uma ótima notícia para os interessados: todos os seguros possuem condições gerais semelhantes e são bem avaliados. O destaque ficou para a SulAmérica e para a Mapfre estas duas companhias não são nosso foco em produção de seguro de vida
Como escolher o melhor seguro de vida?
Você ainda não se decidiu sobre qual seguro contratar? Veja como escolher o melhor seguro de vida com algumas dicas simples:
- Tire suas dúvidas com um corretor de confiança. Compreenda, entre outras características: quando o seguro é utilizado, o possível limite de idade, profissões com maior risco de vida, contratação de mais de um seguro.
- Avalie os tipos de cobertura adequados para seu perfil e para suas necessidades. Verifique se o seguro cobre, por exemplo, diárias por incapacidade temporária, doenças graves, morte, invalidez etc.
- Conheça os principais conceitos e termos – como prêmio, sinistro, franquia, carência, cobertura, apólice, vigência, doença crônica e invalidez.
- Verifique se as mensalidades do seguro de vida cabem no seu planejamento. Faça orçamentos e simulações para encontrar o melhor seguro de vida.
- Peça ajuda a uma corretora de confiança.
Considerando as coberturas básicas e adicionais necessárias para seu caso, é possível escolher o melhor seguro de vida. Lembre-se: o valor do seguro varia conforme seu perfil, então saiba avaliar bem o custo-benefício dele, certo?
Entre em contato com nosso corretor para escolher o melhor seguro de vida!