Perder um ente querido é um dos momentos mais difíceis na vida de qualquer pessoa. Por isso, qualquer medida que alivie a dor nessa situação é bem-vinda. É o caso da assistência funeral. Nela, a seguradora assume algumas atividades no lugar da família, para que ela consiga lidar com o luto da melhor forma.
Veja a seguir o que é e como funciona a assistência funeral.
O que é assistência funeral?
A assistência funeral é um conjunto de práticas realizadas pela seguradora para a homenagem fúnebre e o sepultamento de uma pessoa querida. É uma medida protetiva, que dá à família a tranquilidade para lidar com esse momento tão difícil.
É muito comum que haja confusão entre o que é assistência funeral e o auxílio funeral. Para evitar que os familiares cometam erros ao contratar a assistência, é preciso ter em mente a principal diferença entre eles.
Na assistência funeral, a seguradora é a responsável por contratar os prestadores de serviços necessários à homenagem fúnebre e ao sepultamento.
Por outro lado, o auxílio funeral é uma verba à qual a família tem direito para custear os trâmites. Ou seja, a família é quem assume a contratação dos prestadores de serviços.
Dessa forma, podemos afirmar que a assistência funeral garante, de alguma maneira, maior conforto à família. Isso porque a Seguradora assume a responsabilidade por todo o processo funeral, bastando para isso apenas a ligação de um dos familiares.
Modalidades de assistência funeral
Os especialistas do ramo apontam que a assistência funeral pode ser individual ou familiar.
Na assistência funeral individual, a cobertura abrange somente o titular do plano, e seu preço varia conforme os valores contratados.
Na assistência funeral familiar, a cobertura abrange o segurado principal e seus familiares (filhos e cônjuge).
Para cada modalidade, há critérios específicos a serem observados, como limite máximo de idade para aderir aos planos e abrangência. Portanto, fique atento na hora de contratar o serviço e peça auxílio a uma corretora de seguros.
Como funciona a assistência funeral?
Quando um ente querido vem a falecer, a família entra em contato com a seguradora. Assim, ela toma as medidas necessárias para o processo funeral. Isso inclui elaborar a documentação exigida para liberação do corpo, que distingue se a morte foi natural ou acidental.
Em seguida, a seguradora assume os trâmites para a homenagem fúnebre e o sepultamento. Nesse ponto, é fundamental ler a apólice antes de assinar o contrato. É preciso verificar quais são as responsabilidades do contratante e da seguradora. Afinal, a família pode querer personalizar a homenagem conforme seu gosto e sua disponibilidade orçamentária.
Geralmente, a seguradora envia um profissional para acompanhar a família durante todo o processo, para que ela fique em paz.
Quais os serviços contemplados na assistência funeral?
A assistência funeral pode contemplar diversos serviços conforme o interesse da família. Vamos considerar as coberturas básicas oferecidas pelas seguradoras. Nesses casos, são fornecidos recursos humanos, artefatos e materiais para executar o que for necessário na homenagem fúnebre e no sepultamento.
Há situações que preveem também o atendimento aos entes queridos, incluindo amigos, da pessoa falecida. Por isso, é importante ficar atento ao padrão de cobertura assistencial definido pela seguradora escolhida.
Entre os serviços comuns contemplados na assistência funeral, podemos citar:
- Registro em cartório, conforme a legislação regional.
- Paramentos, enfeite floral e coroa de flores.
- Higienização e preparação do corpo.
- Transmissão de mensagem urgente.
- Livro de presença.
- Religião ou credo.
- Sepultamento.
- Traslado.
- Capela.
- Urna.
- Véu.
A assistência funeral é a melhor opção para a família, pois a seguradora assume todos os trâmites necessários no processo fúnebre. Nesse momento de dificuldade, tudo que puder ser feito para aliviar preocupações e angústias da família é válido.
No entanto, é de fundamental importância escolher a seguradora correta, que será responsável pelos trâmites. É preciso avaliar com cuidado as cláusulas na apólice, para que as coberturas adequadas sejam escolhidas.
Por isso, a ajuda de um corretor de confiança é fundamental. Faça já uma cotação da assistência funeral com um corretor da JOMANI.