Contratar um seguro nem sempre é fácil. Há inúmeras notícias de problemas que o consumidor enfrenta na hora de acionar a seguradora. Infelizmente, existem muitas empresas que enganam o contratante e, diante do evento danoso, não oferecem o suporte contratado. Por isso, é importante saber se a seguradora é confiável. Separamos 3 passos para você seguir antes de contratá-la. Confira!
Confira o cadastro da seguradora na SUSEP
A entidade responsável por supervisionar o cumprimento das leis que dizem respeito à oferta de seguros é a SUSEP – Superintendência de Seguros Privados. Esse órgão regulador tem como objetivo proteger o consumidor e o mercado de seguros no Brasil. Para verificar se uma seguradora é confiável, basta consultar seu cadastro na SUSEP.
Se ela estiver cadastrada e autorizada pelo órgão, é sinal de que atua conforme as leis brasileiras. A consulta é simples, basta seguir o passo a passo abaixo:
- Acesse a página da SUSEP: www.susep.gov.br;
- Clique em “Consulta de Empresas Autorizadas”;
- Preencha o nome da entidade no campo vazio;
- Filtre sua busca de acordo com o tipo de serviço e por Estado.
O resultado da busca traz informações completas sobre a situação da empresa. CNPJ, endereço da sede, contatos, data de cadastramento, entre outras. Se a seguradora não estiver com o crivo de “Entidade Supervisionada”, ela não opera com o aval da SUSEP. Em outras palavras, não segue a regulamentação sobre cláusulas contratuais, fundo de reserva e outros pontos. Ou seja, a seguradora é confiável quando a SUSEP der seu aval.
Verifique a reputação da seguradora no site Reclame Aqui
Para descobrir se uma seguradora é confiável, nem sempre basta o aval da SUSEP. A relação da empresa com o consumidor diz muito. E ela pode ser verificada em sites, como o Reclame Aqui.
O portal é um local para os consumidores enviarem suas reclamações a respeito de serviço ou produto de determinada empresa. A partir de um cadastro com dados pessoais, qualquer um pode se manifestar de forma resguardada. O site, devido à política de privacidade, não identifica o consumidor, mas mostra as reclamações para os usuários consultarem.
Compra e venda de produtos ou serviços, atendimento, tudo pode ser motivo de reclamação. Por isso, para saber se a seguradora é confiável, pesquise o nome dela e verifique se há reclamações feitas sobre ela e qual a reputação.
No canto direito da tela, o site mostra gráficos com o percentual de reclamações atendidas, de pessoas que fariam novos negócios com a empresa e o índice de solução dos problemas.
É um ótimo parâmetro para quem quer saber mais sobre a forma de atuação de determinada empresa. O Reclame Aqui é um serviço gratuito.
Analise os feedbacks feitos na redes sociais e veja se a seguradora é confiável
Além do cadastro na SUSEP e das reclamações no site Reclame Aqui, é possível descobrir se uma seguradora é confiável por meio dos feedbacks dados nas redes sociais, especialmente no Facebook.
Boa parte das seguradoras possuem páginas oficiais na maior rede social do mundo. Lá, é possível encontrar conteúdos e informações sobre a empresa. Mas também se encontra as avaliações de quem já fez negócios com ela. Quanto maior o “número de estrelas” da página, mais confiável, em teoria, a seguradora é.
O Facebook também pode ser um parâmetro para avaliar o relacionamento com o cliente. A seguradora que responde rapidamente às mensagens demonstra preocupação com o consumidor. Esse também é um indicativo de que a relação é boa.
A melhor forma de saber se uma seguradora é confiável é procurar informações de outros consumidores e do órgão oficial sobre ela. Contar com o auxílio de uma corretora de seguros também é uma ótima opção!
A Jomani trabalha com as maiores e melhores seguradoras do país. Você pode encontrar os melhores preços e as coberturas que melhor se adequem às suas necessidades.