O seguro de vida é um contrato importante para qualquer pessoa física ou jurídica. Ele garante proteção financeira para familiares e dependentes do segurado em caso de morte. Se a situação for de invalidez permanente ou doença grave, beneficiará diretamente o segurado. Ou seja, é um instrumento de proteção social. Antes de contratar um seguro de vida, é preciso saber os principais pontos que envolvem esse contrato. Veja quais!
Saiba a diferença entre seguro de pessoas e seguro de vida
O seguro de pessoas é um gênero amplo. Dentro dele, existem diversas coberturas que podem ser contratadas separadamente ou em conjunto, como:
- Morte natural;
- Morte acidental;
- Invalidez permanente por acidente;
- Invalidez funcional permanente por doença;
- Doenças graves;
- Diária por incapacidade temporária;
- Despesas médicas, hospitalares e odontológicas;
- Diária por internação hospitalar, e outras.
O seguro de vida cobre o risco de morte. Então pode-se dizer que o seguro de pessoas pode abranger o de vida.
Pesquise se precisa de seguro de vida em grupo ou individual
A pretensão em contratar um seguro de vida passa pela análise de seu caráter individual ou coletivo.
O seguro de vida em grupo é utilizado por empresas. A ideia é conferir segurança e proteção para os funcionários, seus familiares e para os empresários. Este seguro demonstra comprometimento com seus colaboradores por parte das organizações. Sua contratação depende do número de funcionários da empresa. As seguradoras possuem um limites de cobertura. É preciso verificar antes de contratar, assim como a idade limite. Em geral, o funcionário deve ter entre 14 e 65 anos.
O seguro de vida individual pode ser contratado pela pessoa física interessada. Ele destina-se, então, a proteger o segurado e seus beneficiários. Sua cobertura básica envolve morte por causa natural ou acidental. Mas o interessado pode optar por contratar coberturas adicionais, como indenização especial de morte por acidente, assistência funeral (individual ou familiar). No mesmo sentido, contratar cobertura por sobrevivência, como DIT – Diária por Incapacidade Temporária.
Limite de idade
Para contratar um seguro de vida, o interessado deve verificar na seguradora qual o limite de idade. Boa parte das seguradoras restringem a contratação a 60 anos, dependendo da cobertura. Por outro lado, há empresas no mercado que oferecem seguros de vida direcionados para a terceira idade. Nesses casos, há aceitação de segurados com até 80 anos de idade.
Se você tem mais de 60 anos de idade e percebeu que o seguro de vida ficará muito caro, faça uma poupança para eventuais emergências.
Do outro lado da balança, há uma limitação para jovens: 14 anos é a idade mínima. Abaixo desta idade, é possível contratar um seguro com cobertura de reembolso de despesas com funeral e de gastos médico-hospitalares e odontológicos decorrentes de acidentes.
Saiba se a seguradora é confiável
Antes de contratar um seguro de vida, além de conhecer as nuances do que integra o contrato, é preciso saber de quem se contrata. Para saber se a seguradora é confiável, adote inicialmente três medidas:
- Confira o cadastro da seguradora na SUSEP, entidade responsável por supervisionar o cumprimento das leis sobre a oferta de seguros;
- Verifique a reputação da seguradora no site Reclame Aqui;
- Analise os feedbacks de outros clientes feitos na redes sociais.
Depois, pense nos pontos específicos do contrato. Veja se a proposta tem as condições gerais (direitos e deveres das partes). Confira, também, se existem cláusulas de suspensão, reabilitação (revalidação da apólice) e cancelamento. Não deixe de ler atentamente toda a proposta para conhecer as coberturas e as exclusões. Outros pontos, como período de carência, documentos para pagamento da indenização e critério de atualização dos valores também devem constar no contrato.
A contratação de um seguro de vida depende de conhecimento. Saber a diferença entre ele e outros tipos de seguro é fundamental. Do mesmo modo, o tipo que melhor atende aos seus anseios e sua cobertura. Por fim, contrate uma seguradora confiável.
Após isso, basta guardar a apólice regularmente e manter os beneficiários informados sobre o seguro de vida.
A Jomani trabalha com as melhores seguradoras do país. Encontre os melhores preços e as coberturas que melhor se adequem às suas necessidades!