O melhor seguro de vida é aquele mais caro? Nem sempre. É o mais barato? Também não é possível afirmar. O interessado em ter o melhor seguro de vida deve pensar em necessidade e custo-benefício. A partir disso, poderá escolher qual apólice será, de fato, a melhor para seu caso.
Veja a seguir como escolher o melhor seguro de vida.
Qual a importância do seguro de vida?
O seguro de vida é uma garantia de segurança e tranquilidade. Muitas pessoas que já o conhecem colocam esse recurso como base do planejamento financeiro familiar. Afinal, ele garante que os imprevistos sejam manejados sem desespero. Em momentos de dificuldade, a família estará segura financeiramente e conseguirá se restabelecer.
Por isso, é importante pensar em qual o melhor seguro de vida antes de precisarmos dele. Mostramos a seguir os 4 passos principais na hora de escolher o melhor. Confira!
Como escolher o melhor seguro de vida?
1. Conheça os principais termos
Em qualquer seguro, o interessado verá termos e conceitos que podem ser desconhecidos. No entanto, eles têm fundamental importância, pois constam na apólice, que deve ser avaliada minuciosamente. São eles:
- Prêmio: valor pago à seguradora (em geral, mensalmente) para que ela assuma um risco (quanto maior o risco, maior o valor do prêmio).
- Carência: período em que a seguradora ainda não é responsável pelo pagamento de indenização.
- Apólice: documento ou contrato que declara todas as condições do seguro.
- Cobertura: tipos de risco aos quais a seguradora dá suporte.
- Vigência: período de validade das garantias do contrato.
- Sinistro: evento ou dano previsto na apólice.
2. Avalie as coberturas
O melhor seguro de vida é aquele que atende às suas necessidades, certo? Para cada necessidade, existe uma cobertura mais apropriada. Por isso, você deve avaliar quais são elas.
As coberturas mais praticadas pelo mercado incluem:
- Indenização por doenças graves, como câncer, Alzheimer, entre outras.
- Indenização por invalidez permanente, total ou parcial por acidente.
- Indenização por invalidez funcional permanente por doença.
- Inclusão do cônjuge e/ou de filhos até 21 anos.
- Indenização especial de morte por acidente.
- Reembolso de Despesas Extraordinárias.
- Desconto em medicamentos.
- Morte por qualquer causa.
- Assistência funeral.
- Cesta básica.
O interessado pode mesclar diversas coberturas para ter o melhor seguro de vida.
3. Analise o impacto financeiro do seguro de vida
Após entender melhor as coberturas, é preciso analisar o impacto financeiro do seguro de vida em seu orçamento. Vamos partir do pressuposto de que suas finanças fixas e variáveis estejam controladas. Assim, podemos imaginar que os seguros de vida, no geral, cabem no seu orçamento.
O valor do prêmio, porém, é definido por cada seguradora, que considera as coberturas e até mesmo a idade do contratante. Em média, você pode conseguir seguros com valores bastante acessíveis, a partir de R$ 20 mensais.
O melhor a fazer é pedir auxílio de uma corretora para que ela traga as melhores cotações para você.
4. Escolha seguradoras confiáveis com o auxílio de uma corretora de seguros
O último passo para escolher o melhor seguro de vida é ter auxílio de uma corretora de seguros. Muitas pessoas caem em verdadeiras ciladas quando contratam seguros. Há empresas que, infelizmente, não oferecem um bom suporte ou não são corretas com os clientes. Por isso, suspeite daquelas que não prestam esclarecimentos sobre os seguros.
Para evitar qualquer erro, é interessante contar com uma corretora para escolher o melhor seguro de vida. Na JOMANI, por exemplo, fazemos cotações somente com as melhores e mais confiáveis seguradoras do mercado. É a única forma de sempre garantir a satisfação do cliente.
Conte conosco!
Se você está em busca do melhor seguro de vida, siga esses passos que listamos. Conheça os termos, avalie as coberturas, analise o impacto financeiro do seguro no seu orçamento e conte conosco para fazer a cotação com as melhores empresas do mercado.