A preocupação com a saúde e o bem-estar da família é prioridade para muitas pessoas. Diversos fatores, como saúde, moradia, educação e segurança, interferem em nossa qualidade de vida. Para mantê-la, é preciso buscar coberturas de proteção familiar.
Mas o que são essas coberturas de proteção familiar? Confira!
O que são coberturas de proteção familiar?
As coberturas de proteção familiar são os seguros que garantem os diversos aspectos da qualidade de vida de uma família. Quando se escolhe corretamente um conjunto de seguros (alinhado às demandas e às necessidades de todos), garante-se a proteção da família.
Fatalidades, situações difíceis e acidentes podem acontecer. Eles afetam nossa saúde, nossa integridade física e também nossos bens. Para lidar com tais imprevistos, o ideal é estar preparado. Assim, diante de um momento difícil, é possível ter tranquilidade para manejar melhor as consequências.
Dessa maneira, como podemos entender as coberturas de proteção familiar? São formas de garantir que eventuais prejuízos e danos não desestruturem a estabilidade financeira e emocional da família.
A seguir, listamos 3 exemplos de coberturas de proteção familiar.
Seguro de vida
O seguro de vida é uma das coberturas de proteção familiar. Ele garante proteção financeira para pessoas queridas do segurado no caso de sua morte. Também beneficia diretamente o contratante nos casos de invalidez permanente ou de doença grave.
Em outras palavras: ameniza condições desfavoráveis para os beneficiários na ausência do segurado, e ainda para o próprio segurado.
A cobertura básica envolve morte por causa natural ou acidental. Mas há também coberturas adicionais:
- Indenização especial de morte por acidente.
- Assistência funeral.
- Invalidez permanente total ou parcial por acidente ou por doença funcional.
- Diária por Incapacidade Temporária.
- Diagnóstico de Doenças graves.
Seguro residencial
O seguro residencial tem por finalidade a proteção do bem imóvel, qualquer que seja seu uso ou sua localização. O principal é proteger o patrimônio da família e, em determinadas opções, seu conteúdo.
Essa é uma das coberturas de proteção familiar que asseguram o bem mais relevante para uma família. Isso porque esse seguro envolve sinistros e imprevistos:
- Acidentes.
- Desastres naturais.
- Ações criminosas.
- Assistência emergencial 24 horas.
Esses e outros serviços são algumas das coberturas possíveis. Diante de um sinistro, o segurado é indenizado pelos prejuízos decorrentes de perdas e danos incidentes sobre os bens segurados cobertos. O limite da indenização é fixado na proposta e na apólice.
Seguro automóvel
Por fim, fechando o trio de coberturas de proteção familiar mais comuns, está o seguro automóvel. Esse seguro facultativo protege o automóvel do segurado e garante indenização para eventos específicos relacionados às coberturas previstas na apólice.
Entre as coberturas, estão:
- acidente ou colisão;
- danos causados pela natureza;
- furto ou roubo;
- incêndio;
- seguro para terceiros (indenização a terceiros ocupantes de outros veículos envolvidos na colisão e a pedestres).
Como escolher as melhores coberturas de proteção familiar?
As coberturas de proteção familiar devem estar alinhadas aos riscos aos quais você e sua família estão expostos. Se você não possui automóvel, não precisa se preocupar com um seguro para veículo. Mas, se reside numa região onde o número de furtos a residências aumentou, é interessante cogitar um seguro residencial.
O seguro de vida, por outro lado, é indicado para qualquer pessoa, especialmente se possui dependentes. Na hora de escolher as coberturas, é preciso avaliar se as proteções são realmente necessárias.
O plano de saúde não dá cobertura para, por exemplo, pagamento de medicamentos ou tratamentos que não estejam dentro do hall de cobertura do plano. Assim, o intuito do seguro de diagnóstico de doenças graves é trazer a tranquilidade financeira para o segurado, mesmo ele tendo um plano de saúde.
Imprevistos acontecem e nem sempre estamos preparados para eles. Essa proteção vem, então, para que não ocorra descapitalização do segurado. O que o cliente receber de indenização no seguro de diagnósticos de doenças graves, ele poderá utilizar para o achar pertinente.
Por isso, na hora de pensar nas coberturas de proteção familiar, o ideal é contar com o auxílio de uma corretora de confiança. Ela evitará a contratação de coberturas desnecessárias. Além disso, indicará as coberturas essenciais e apontará as seguradoras confiáveis, que apresentam bons produtos.
Se você ainda não contratou coberturas de proteção familiar, considere garantir mais essa tranquilidade em sua rotina. Dessa forma, ao contratar as apólices adequadas às suas necessidades, você garante segurança para todos.
Entre em contato com nossos corretores para escolher as melhores coberturas para você!