Imagine que você estava andando tranquilamente na rua e, por um descuido, cai e tem fraturas no pé. Um acidente bobo, mas que demandará intervenção cirúrgica. Você ficará 3 dias internados. Já pensou o valor que seria gasto se você não tivesse o Seguro Diária por Internação Hospitalar? Esse é só um dos casos em que esse seguro se mostra útil. Continue a leitura para entender melhor como ele funciona e seus benefícios!
Quando o Seguro Diária por Internação Hospitalar é útil?
O Seguro Diária por Internação Hospitalar dá uma ajuda financeira ao segurado em casos de internação por motivo de acidente ou doença. O valor predefinido em contrato é pago diretamente ao segurado para cobrir qualquer despesa pessoal nesta situação.
Na pandemia do novo coronavírus, por exemplo, muitas pessoas saudáveis foram pegas de surpresa com a doença. Ficaram internadas por 10 ou mais dias, recebendo medicamentos e todo o auxílio necessário. A soma dos valores de assistência médica (equipe), diárias de hospital e medicamentos seria enorme, certo?
É esse custo total que o Seguro Diária por Internação Hospitalar cobrirá. Com ele, o paciente não precisa se preocupar com o pagamento das despesas com diárias e relacionadas.
Quais as coberturas do Seguro Diária por Internação Hospitalar?
O Seguro Diária por Internação Hospitalar é fundamental para o segurado ficar tranquilo e focado em sua recuperação. Suas coberturas envolvem:
- Assistência de atendimento domiciliar em caso de acidente;
- Diárias hospitalares por motivo de doença ou acidente;
- Auxílio medicamento.
Existem situações que não estão incluídas na cobertura do Seguro Diária por Internação Hospitalar.
Podemos citar, por exemplo, os casos de diálise ou hemodiálise em pacientes crônicos, cirrose hepática, hepatite crônica, hospitalizações para check-up, cirurgias plásticas com fins meramente estéticos, tratamentos para obesidade, mudança de sexo, esterilização e fertilização, tratamentos da AIDS e de doenças a ela relacionadas, lesões cirúrgicas e traumáticas anteriores à contratação do seguro em que o segurado tenha recebido atendimento médico hospitalar.
Carência e indenização
O pagamento ocorre por dia de internação, conforme valor contratado. No entanto, está limitado ao número máximo de 365 diárias por evento decorrente de doença ou acidente pessoal coberto pelo seguro.
É importante conferir com a seguradora se há um número de diárias mínimas para que ele seja pago. Há casos em que o segurado recebe o pagamento apenas se ficar internado por mais de 4 dias.
Também é preciso se atentar à carência. Em caso de doença, o segurado poderá usufruir do Seguro Diária por Internação Hospitalar somente após 45 dias.
Um ponto fundamental para compreender o seguro DIH é saber que a indenização pode ser utilizada como o segurado desejar. A cobertura envolve, sim, situações relacionadas à saúde do paciente. Mas ele pode receber o pagamento da seguradora e destinar para fins necessários àquele momento.
Se uma mulher com filhos precisar contratar alguém para prestar-lhes assistência, pode utilizar a indenização para isso. É uma forma de minimizar sua ausência e manter a rotina familiar. Ou pode, por exemplo, utilizar o valor para consultar um médico especialista que não atende pelo plano de saúde.
Quem pode se beneficiar do seguro DIH?
Qualquer pessoa pode contratar um seguro DIH. Afinal, imprevistos acontecem a todo o momento com qualquer um. Mesmo nas atividades do dia a dia, podemos ficar doentes ou sofrer acidente sem nenhum aviso prévio. E, em algumas situações, cuidados especiais e acompanhamento de equipe médica podem ser necessários. E isso só é possível no ambiente hospitalar.
Um bom exemplo de destinatário do Seguro Diária por Internação Hospitalar é o consumidor de plano de saúde básico. Esta modalidade de plano não envolve internação, apenas procedimentos ambulatoriais. Mesmo o consumidor do plano de saúde referencial (envolve internação) pode contar com o seguro DIH para utilizar a indenização para outros fins.
O Seguro Diária Por Internação Hospitalar oferece mais tranquilidade ao segurado em sua recuperação. Seja para arcar com as despesas referentes à saúde ou outras, o que importa é ter uma segurança a mais.
O seguro DIH pode ser, inclusive, uma extensão ao Seguro de Vida. Tire suas dúvidas sobre o seguro de vida agora!