Como aumentar a rentabilidade da minha clínica? Essa é uma pergunta comum dos gestores. Não existe uma receita pronta, porque é preciso considerar a realidade de cada negócio. Mas há práticas que contribuem para a saúde financeira e que são fundamentais. Planejamento financeiro e redução de custos são fundamentais, por exemplo. Confira como aumentar a rentabilidade da minha clínica!
Organize a prestação de serviços
Ter uma agenda organizada é um passo importante para aumentar a rentabilidade da clínica. E o motivo é simples: uma rotina organizada aumenta a produtividade de todos os profissionais. Com o mesmo tempo de trabalho, poderão atender mais e melhor aos pacientes.
Além da organização da rotina e da agenda, é importante investir em tecnologia. Existem softwares disponíveis que auxiliam na gestão do negócio.
Faça um planejamento financeiro
“Eu tenho um planejamento financeiro estratégico? Como aumentar a rentabilidade da minha clínica com ele?”. A resposta é bem simples. Um bom planejamento financeiro possibilitará à clínica se sustentar. Mas sua ideia é também gerar lucros para que o gestor tenha recursos para investir e fazer o negócio continuar crescendo.
O próprio processo do planejamento o indicará as melhores ações e as formas de execução dos objetivos e metas traçados. Esse planejamento analisa condições financeiras internas e externas à clínica. A partir delas, nascem os objetivos. As ações são, então, estratégias para concluí-los. Elas aumentarão as chances da clínica de obter melhor posicionamento no mercado.
Controle de fluxo de caixa
Para que o planejamento financeiro funcione, é preciso ter total controle sobre as receitas e despesas. “Como aumentar a rentabilidade da minha clínica sem o fluxo de caixa?” Não é possível. É esse controle que evita gastos desnecessários ou perda de receita potencial. Por isso, saiba a estrutura de custos fixos e variáveis da sua clínica. Assim, conseguirá saber e entender dados relevantes, como o custo por consulta e a margem de lucro que cada uma delas oferece.
Reduza custos da clínica
Essa deve ser uma medida de alta prioridade. E dois pontos podem contribuir para isso: reduzir a incidência de tributos na atividade e diminuir os custos dos processos internos da atividade.
Quanto à primeira medida, existem práticas legais que reduzem a incidência de tributos na atividade. A principal é o planejamento tributário. Dentre outras coisas, ele demonstra o melhor regime tributário para a clínica e aproveita possíveis créditos e incentivos fiscais. Como resultado, ocorre a redução dos custos do empreendimento e a diminuição do número de autuações fiscais. Com mais recursos disponíveis, a clínica pode se tornar mais competitiva.
Sobre a diminuição dos custos nos processos da clínica, o gestor deve adotar algumas ações. Analise minuciosamente cada etapa da prestação de serviços. Isso inclui aquisição de materiais, atendimento ao cliente, manutenção da clínica e a prestação do serviço em si. Faça orçamentos e negocie com fornecedores o que pode ajudar a diminuir valores. Adotar práticas de economia de água, luz e material de escritório também. Considere também a terceirização.
Assegure sua clínica e seus profissionais
Atualmente, vemos uma banalização de processos contra os profissionais da saúde. Se a clínica ou algum profissional dela for réu em uma ação e o juiz der ganho de causa ao autor, isso pode atrapalhar a saúde financeira da clínica.
Isso porque as ações de indenização, nesses casos, têm altos valores. Por isso, você deve pensar em assegurar a atividade. Se todos trabalham com segurança, o atendimento é otimizado. Se o atendimento é melhor, o paciente fica mais feliz. E isso gera duas boas consequências: o paciente satisfeito tem menos chances de mover uma ação de responsabilidade civil contra o profissional, ao mesmo tempo em que se fideliza e passa a indicar a clínica.
Como aumentar a rentabilidade da minha clínica? Faça um seguro para a clínica e para os profissionais. Além de contribuir para uma prestação de serviços maior, você não fica suscetível às eventuais indenizações das ações judiciais.
Pense na organização, no planejamento financeiro e na redução dos custos. E não se esqueça de assegurar sua atividade com um seguro de responsabilidade civil. Entre em contato com a Jomani, podemos te ajudar!