Ter um negócio próprio é assumir um risco por si só. O empresário é o responsável por lucros e prejuízos, e as situações inesperadas sempre acontecem. Para evitar algumas delas, o seguro empresarial traz mais tranquilidade para o negócio. Ele pode se ajustar a qualquer segmento, inclusive. Mas, qualquer que seja o ramo de atuação da sua empresa, ela estará mais protegida com esse seguro.
Se você não conhece o seguro empresarial, confira a seguir!
Seguro empresarial
Você já pensou em como proteger o patrimônio de sua empresa? É para isso que serve o seguro empresarial: amparar seu negócio em caso de sinistros. Sejam eles acidentais ou criminosos, o objetivo é evitar que o empresário tenha custos enormes para repará-los.
Algumas fatalidades, como roubos, explosões, incêndios e enchentes, podem comprometer muitos ativos de uma empresa. Escritórios, restaurantes, shopping centers, hotéis, escolas, consultórios médicos e outros negócios – esses são apenas alguns exemplos de destinatários do seguro empresarial.
A grande vantagem desse seguro é a possibilidade de personalizar as coberturas conforme o segmento de atuação. O empresário escolhe cada uma e monta uma apólice personalizada, de modo a atender exatamente à sua demanda. Assim, protege sua empresa dos riscos imprevisíveis de forma adequada.
A importância do seguro empresarial
O seguro empresarial protege a empresa contra diversos tipos de riscos. Seja um roubo ou um incêndio, eles trazem muitos prejuízos para o empresário. O seguro atua de forma a amenizar as perdas, e por isso é tão importante.
Quando se começa um negócio, o investimento é muito alto. É preciso investir em infraestrutura e em profissionais qualificados, na marca e na divulgação. Com o tempo, os ativos se valorizam, e a empresa cresce. E um incidente pode, sim, colocar tudo a perder.
Em outras palavras, o seguro empresarial é fundamental para manter seu negócio ativo e garantir seu futuro. Com essa proteção, o empresário pode se dedicar a pensar no mercado e em suas estratégias de negócio.
Coberturas: proteção da empresa contra riscos
O seguro empresarial pode ser uma proteção bastante ampla. Essa salvaguarda abrange desde o patrimônio físico até os funcionários. Inclusive, devido a esse fato, poderíamos considerar que ele se desdobra em outras categorias: seguro saúde, seguro odontológico, seguro patrimonial e seguro de vida em grupo.
O aspecto patrimonial, por exemplo, resguarda os bens da companhia de acidentes naturais, incêndios, roubos, furtos e outros incidentes. Tudo deve estar definido na apólice. Os demais seguros são destinados à proteção dos funcionários, sendo considerados benefícios para os colaboradores.
No entanto, vamos nos ater ao mais comum quando se fala de seguro empresarial: proteção ao patrimônio da empresa. Ela envolve equipamentos, máquinas, móveis, veículos, utensílios e outros bens. Pouco importa se a empresa atua no serviço, no comércio ou na indústria. As opções de cobertura são variadas e devem ser escolhidas conforme o segmento. Veja algumas:
- Perdas ou danos decorrentes de acidentes ou desastres naturais – como incêndio, queda de raio, fumaça, explosão, vendaval, tornado, ciclone, granizo, pane elétrica, curto circuito, impacto com aeronave ou veículos terrestres, inundação e alagamento.
- Roubo de valores em trânsito, em mãos de portadores e/ou no interior do estabelecimento.
- Serviços de assistência (eletricista, encanador, chaveiro, desentupidora e outros).
- Perda/pagamento de aluguel (período de 6 a 12 meses).
- Vazamento de tubulações e tanques (sprinklers).
- Responsabilidade civil – contingente de veículos.
- Responsabilidade civil – veículos de terceiros.
- Lucros cessantes (período de 6 a 12 meses).
- Recomposição de registros e documentos.
- Quebra de vidros e de anúncios luminosos.
- Equipamentos móveis e estacionários.
- Responsabilidade civil – empregador.
- Responsabilidade civil – operações.
- Despesas fixas (6 a 12 meses).
- Equipamentos em exposição.
- Equipamentos eletrônicos.
- Fidelidade de empregados.
- Impacto de veículos.
- Roubo de bens.
- Tumultos.
O seguro empresarial oferece uma série de coberturas amplas conforme o segmento do seu negócio. Seu objetivo é proporcionar segurança e proteção para todos os tipos de empresas, conforme as necessidades de cada uma.
Para uma escolha correta, é interessante contar com o auxílio de um corretor de confiança. Faça já uma simulação com nossos consultores!