A telemedicina parte do princípio de atender o paciente de forma remota. Essa modalidade vem crescendo com o avanço da pandemia de Covid-19 no país. Após a liberação oficial das entidades responsáveis, tornou-se uma excelente forma de interagir com o cliente.
Mesmo entendida como uma nova tendência, a telemedicina veio para ficar e está demonstrando seus benefícios. A segurança e a diminuição do contato físico são importantes nesse cenário e evidenciam avanços significativos da tecnologia no setor.
Quer saber mais sobre os benefícios da telemedicina e o atendimento de forma remota? Continue acompanhando a nossa publicação!
A telemedicina e o combate ao coronavírus
A telemedicina tem uma história recente, tanto no Brasil quanto no mundo. Ainda assim, oferece um enorme potencial de aplicação e de benefícios. O ponto principal desse tipo de prática é tornar a saúde mais acessível de um modo geral.
Desde 2011, a telemedicina perdeu um pouco do seu ímpeto no país. Porém, devido à pandemia de Covid-19, teve sua aplicação permitida por lei. Passou inclusive a ser vista como uma forma de enfrentamento da doença com a prática da teleconsulta.
Telemedicina, telessaúde e teleconsulta
Os termos são similares, mas representam ações e impactos diferentes tanto para o profissional de saúde quanto para o paciente. A telessaúde é um conceito mais amplo, que se refere à área da saúde como um todo. Já a telemedicina é uma de suas aplicações e pode ser entendida a partir de direcionamentos mais específicos nessa área.
Quanto à teleconsulta, é um dos serviços complementares à prática da telemedicina. Torna-se também uma das formas de prevenção ao coronavírus no panorama da pandemia. Outro ótimo exemplo é o telediagnóstico, que se constitui na interpretação de exames médicos a distância.
Assim, profissionais da área da saúde devidamente capacitados para as atividades podem utilizar a tecnologia a seu favor. Um ótimo serviço nesse cenário é o seguro de responsabilidade civil para médicos. Esse tipo de ação pode oferecer mais proteção e segurança no atendimento ao paciente, principalmente em clínicas médicas.
Os benefícios da telemedicina
O principal benefício da telemedicina é o fim das barreiras físicas para que o paciente receba atendimento médico de qualidade.
A pandemia mudou a forma como a população interage com os serviços de saúde, isso é fato. E a telemedicina é uma excelente forma de oferecer mais comodidade e segurança. Ao evitar que o paciente saia de casa e assegurar atendimento de qualidade a distância, ela contribui para o isolamento social.
E mais: as clínicas médicas também ganham. Dessa forma, evitam aglomerações no ambiente físico. Nem todas as consultas são feitas por meio digital, e o espaço fica reservado para os que realmente têm necessidade.
Segurança e otimização do tempo de atendimento
Ao adotar essas medidas, é possível oferecer atendimento seguro às pessoas que estão com suspeita ou mesmo confirmação de Covid-19. Em suas próprias casas, esses pacientes contam com um monitoramento e um serviço de qualidade. Dessa maneira, recebem os cuidados necessários e evitam a propagação do vírus.
A segurança também se estende para a equipe clínica, o médico e todos os funcionários que trabalham no ambiente. E vale lembrar que isso não se limita ao coronavírus. Existem muitas doenças infecciosas que trazem risco de contaminação.
Ao utilizar a telemedicina, o médico também gasta menos tempo com processos dentro da clínica. Questões logísticas e de deslocamento são otimizadas. A teleconsulta costuma ser mais rápida e inclusive melhora a agenda de atendimento. Mais pacientes podem ser atendidos, o que diminui o tempo de espera por uma consulta.
Além disso, em novos casos de urgência ou em outras situações de emergência, a telemedicina é uma grande aliada. Com o atendimento otimizado, esses pacientes podem ser encaixados com mais facilidade na agenda. Além do atendimento rápido, a medida permite que recebam um diagnóstico de qualidade.
A clínica médica e o consultório podem melhorar o relacionamento com o paciente a partir de consultas mais frequentes. E o melhor: tudo isso promovendo uma redução de custos com o atendimento digital.
Saiba mais!
Com uma boa plataforma para a telemedicina, é possível garantir a melhor qualidade no atendimento ao paciente. Tanto médicos e profissionais da área de saúde como a clínica médica oferecem mais eficiência no atendimento utilizando a tecnologia.
A telemedicina é uma ótima forma de tornar o médico mais capaz para sua principal missão: salvar vidas.
Quer saber mais sobre a telemedicina e outros conteúdos da área médica? Continue acompanhando as publicações no nosso blog!