Na hora de contratar um seguro, existe todo um processo para que a transação seja feita com segurança. Confiabilidade da seguradora, cotações, coberturas – tudo deve ser considerado. Para cotar seguro para o carro, os cuidados são os mesmos.
No entanto, como é um bem bastante específico, é preciso tomar algumas precauções a mais. Apontamos, neste post, os cuidados na hora de cotar seguro para o carro.
Cuidados necessários na hora de cotar seguro para o carro
O processo de contratação de um seguro começa quando o interessado percebe sua necessidade. Após compreender sua real demanda, ele deve procurar as seguradoras que oferecem o produto que deseja.
O primeiro passo é verificar se a seguradora é credenciada na SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). Esse órgão regulamenta as corretoras e seguradoras do país. Se a empresa estiver cadastrada e ativa, é sinal de que é idônea e faz o pagamento da indenização corretamente.
Em seguida, entramos na fase de cotar seguro para o carro. E é aqui que você precisa ter alguns cuidados adicionais. A cotação pode ser online, inclusive. Mas o mais garantido é procurar uma corretora para realizar o processo.
Procure uma corretora de seguros confiável
Assim como você verificou a seguradora, aproveite aquele momento para analisar a corretora. Nós sabemos que os interessados em cotar seguro para o carro procuram corretoras em sites de busca. Isso ocorre principalmente com quem não tem qualquer referência ou indicação. E como saber se a corretora é idônea?
Você pode procurar na SUSEP, sim, mas não se limite a isso. Veja sites de reclamação, redes sociais e outros espaços que podem dar indícios de uma boa prestação de serviços.
E por que procurar uma corretora? Para ter um atendimento mais ajustado às suas necessidades e para economizar tempo. A corretora fará o trabalho de buscar diversas cotações com as melhores seguradoras.
Passe todas as informações corretas e necessárias
Quando você entra em contato com o corretor, ele pede algumas informações básicas sobre você e sobre o carro. É fundamental que você não omita nem distorça nenhuma informação. Muitas pessoas, na tentativa de obter um valor mais barato ao cotar seguro para o carro, mentem. E isso pode dar muitos problemas na hora de procurar uma assistência.
Dessa forma, passe todas as informações requisitadas de forma correta e precisa. Se quiser alterar algum dado, basta informar a seguradora posteriormente. Em caso de dúvida, peça explicações ao corretor, como ocorre bastante com franquia normal e reduzida.
Quem será o condutor principal? Outras pessoas usarão o carro com frequência? O bem é alvo constante de roubo e furto no mercado? O automóvel fica estacionado na garagem ou na rua? A seguradora avaliará tudo o que o corretor repassar para decidir se aceita ou não o seguro. Se aceitar, vai estipular o preço conforme o que foi repassado.
Um alerta: se você for utilizar o carro como motorista de aplicativo, a história muda.
Escolhas as coberturas adequadas para o carro
Após informar tudo, é hora de escolher as coberturas. Esse ponto merece especial cuidado, porque é exatamente aqui que a análise de necessidade entra. Quanto mais coberturas, maior o valor do seguro.
Se você não possui altas quntias disponíveis, nossa dica é: liste prioridades para ter as coberturas essenciais para seu carro, mas nunca deixe de contratar o seguro.
Um bom exemplo é contratar a cobertura de terremoto ou de tsunami se sua área é frequentemente afetada por esses eventos naturais. Não é comum no Brasil, mas estamos exagerando para você entender que nem todas as coberturas são necessárias.
As coberturas determinam os riscos dos quais você e seu veículo estarão protegidos. O pacote básico, apenas a título de curiosidade, inclui batidas e colisões, roubo e furto, incêndio e assistência 24 horas. Se achar que precisa de outras coberturas, como seguro para terceiros ou carro reserva, inclua.
Para saber mais sobre cotar seguro para o carro, coberturas e outros assuntos, você pode ver nosso Guia Completo do Seguro Auto. O importante aqui, como ressaltamos, é contar com o auxílio de uma corretora confiável para ter o melhor seguro possível para seu automóvel.