15 dúvidas frequentes sobre o seguro para o carro

O seguro para o carro garante indenização para eventos cobertos na apólice. Muitos de nós temos noção sobre as principais coberturas, mas ainda existem muitas dúvidas. Por isso, respondemos a 15 perguntas frequentes sobre o seguro para o carro que você deve saber. Confira!

1. Quem bate o carro alcoolizado tem direito à cobertura?

Não.  Dirigir sob o efeito de drogas ou álcool retira do segurado qualquer direito em relação ao seguro para o carro.

2. Qualquer carro pode ter seguro?

Caso a seguradora aceite, sim. No entanto, elas têm direito de recusar fazer o seguro do seu carro em certas situações. Um carro muito antigo é um caso comum. A seguradora faz uma análise e uma vistoria para decidir se faz ou não o seguro. Existem seguradoras que oferecem seguros para carros antigos com 10 anos ou mais.

A recusa pela seguradora, em qualquer caso, deve ser justificada.

3. O seguro para o carro dá direito a carro reserva?

Se a apólice traz essa cobertura, sim. Mas o carro reserva não é uma cobertura que está em todos os contratos.

4. Mudei de casa, não avisei a seguradora, e meu carro foi roubado no novo endereço. Tenho cobertura?

Não. A seguradora pode se negar a cobrir o evento, porque a proposta foi feita considerando o endereço em que o carro fica no período da noite. Por isso, sempre comunique à seguradora as mudanças nos seus dados para não perder os benefícios.

5. Qual a extensão territorial do seguro para o carro?

O perímetro de cobertura do seguro para o carro é nacional. Caso pretenda viajar para outro país, você pode solicitar e contratar o seguro Carta Verde, que cobre a responsabilidade civil do proprietário/condutor que circula além de sua fronteira nacional por danos materiais e corporais causados a terceiros.

6. Seguro cobre um terceiro que bateu meu carro?

O seguro tem a informação sobre o condutor principal e o secundário. Em geral, a cobertura se aplica aos dois. Se o secundário for mais novo do que o condutor principal, e caso esta cobertura não esteja contratada na apólice, a companhia negará o seguro. A negativa só ocorre se ficar comprovado que o condutor também utiliza o carro com frequência, pelo menos uma vez por semana.

Se for um manobrista, a primeira medida é exigir que o dono do estabelecimento se responsabilize. Se ele se recusar, a companhia pode negar a cobertura. 

 

7. Posso parcelar a franquia do seguro?

Todos os descontos estão descritos na apólice. Nem toda Companhia concede desconto na franquia. 

8. Consigo contratar um seguro com nome sujo?

A maioria das Companhias não aceita pessoas com restrições.

9. Sou indenizado após uma árvore cair no meu carro?

Você deve ter uma cobertura compreensiva, que abrange esse incidente.

10. Meu carro foi danificado devido a um buraco na rua. O seguro cobre?

Não, o dano causado pelo buraco na rua não é considerado sinistro. A cobertura básica é incêndio, roubo e colisão. Neste caso, pode ser acionado guincho se houve contratação da assistência. 

 

11. Meu carro sofreu danos devido a tumultos generalizados ou calamidade pública. Tenho direito à indenização?

Tumultos e vandalismos não tem cobertura.

12. O seguro me indenizará se estiver com documento do carro irregular e IPVA atrasado?

Como regra, a indenização só é possível com a situação regularizada. Os casos são avaliados individualmente pela Companhia. No entanto, de forma geral, não há indenização.

13. Consigo transferir o bônus que ganhei caso opte por mudar de seguradora?

Sim. O condutor que não renovar o seguro para o carro com uma seguradora não perde o bônus que ela concedeu ao mudar de empresa. O bônus é dado pela boa conduta do motorista, sem qualquer relação com o carro. Em outras palavras, se vincula ao CPF, e não à seguradora ou ao veículo.

14. Posso transferir o seguro do carro antigo para o meu carro novo?

Sim. A transferência é rápida e demanda somente a nota fiscal do carro novo, além do endosso de substituição de veículo.

15. Como escolher as coberturas do seguro para o carro?

Avalie sua rotina, seu estilo de vida e suas necessidades. Peça auxílio a um corretor de confiança. Em seguida, faça uma cotação com seguradoras confiáveis para comparar as coberturas fornecidas.

 

O seguro para o carro dá tranquilidade para o condutor em sua rotina. Para entender melhor como fazer um seguro para o carro, temos um guia completo para você não errar na escolha. Confira!

 


Está gostando do conteúdo? Compartilhe!