5 dicas para contratar um bom Seguro Condomínio

5 dicas para contratar um bom Seguro Condomínio

O Seguro Condomínio é obrigatório por lei. O gestor deve ter a preocupação de mantê-lo sempre em dia para evitar a responsabilização. Seja vertical ou horizontal, comercial ou residencial, o condomínio não pode ficar sem seguro. Entretanto, é comum que o síndico fique perdido na hora de contratá-lo.

Diante disso, separamos 5 dicas para contratar um bom Seguro Condomínio. Acompanhe!

1. Convoque uma assembleia com os condôminos

A obrigação de contratar um Seguro Condomínio retira do síndico a necessidade de convocar uma assembleia de condôminos. Porém, essa reunião é importante para conferir transparência aos processos internos de gestão. Em outras palavras, ela dá legitimidade ao síndico na hora de escolher o seguro.

A convocação da assembleia é uma boa forma de discutir pontos importantes, como:

  • Avaliação das necessidades do condomínio;
  • Custo do seguro;
  • Escolha da seguradora;
  • Avaliação das coberturas básicas e acessórias;
  • Explicações sobre a cobertura do seguro condomínio.

É muito importante que o condômino entenda as coberturas do seguro. Isso porque elas podem abranger seus bens pessoais. E esse fato pode deixá-lo mais confortável para participar do rateio da apólice.

eBook: O Manual Definitivo do Síndico Profissional
Conheça as principais diretrizes para a realização de uma gestão condominial segura e competente. Download gratuito!

2. Entenda o seguro que se aplica ao seu caso

Cada tipo de condomínio é enquadrado em uma modalidade de Seguro Condomínio. Isso ocorre, porque cada um possui características particulares. Então, é preciso adequar o seguro e suas coberturas à realidade de determinado condomínio.

Esse enquadramento é feito de acordo com os riscos inerentes a cada tipo. E interfere nas coberturas e no valor cobrado. Há, por exemplo, condomínios residenciais verticais que são ocupados exclusivamente por apartamentos. Outros, têm ocupação predominante de apartamentos. Há condomínios mistos, que mesclam escritórios, apartamentos, salas e comércio em geral.

Em suma, cada seguro condomínio se aplica a um caso. É preciso descobrir qual o mais adequado para você.

3. Verifique as coberturas do Seguro Condomínio

O Seguro Condomínio possui coberturas básicas obrigatórias e acessórias. Na assembleia de condôminos, se discute as prioridades da edificação para determinar o que será contratado. Quais os itens cobertos pela apólice? Isso deve estar bem claro.

Um bom seguro inclui obrigatoriamente as seguintes coberturas: incêndio, danos elétricos, responsabilidade civil e outros. Em cada situação, há limitações. No caso de incêndio, por exemplo, o seguro cobre danos em equipamentos e construções das áreas comuns. Porém, não cobre danos a móveis, equipamento e objetos pessoais nas unidades autônomas.

Antes de contratar um seguro condomínio, tenha em mente todas as coberturas.


4. Entenda a franquia

A cobrança de franquias em seguros é algo comum. Franquia é a participação obrigatória do segurado. Nesse caso, do condomínio. Os valores da franquia estão expressos na apólice e podem ser determinados (valor fixo) ou porcentagem.

Na hora de contratar um Seguro Condomínio, entenda como a franquia é cobrada. Ela ocorre geralmente em coberturas adicionais. A coparticipação em caso de danos elétricos, vendaval e granizo é a mais comum. Por outro lado, coberturas básicas (incêndio, raio e explosão) costumam ser isentas de franquia.

5. Ter auxílio de uma corretora de seguros confiável

O entendimento sobre os principais pontos do Seguro Condomínio é importante. Mas ter o auxílio de uma corretora de seguros confiável para a contratação pode ser fundamental para o síndico. Isso porque o trabalho de encontrar a melhor seguradora é simplificado.

Na Jomani, por exemplo, o cliente pode comparar as propostas de 3 ou mais seguradoras, bem como as coberturas. Assim, conseguirá contratar um seguro o mais adequado possível às necessidades do condomínio.

 

O Seguro Condomínio é obrigatório por lei. Sua contratação deve ser feita com cuidado para que a cobertura oferecida atenda bem o condomínio. A Jomani Corretora de Seguros trabalha com as maiores e melhores seguradoras do Brasil. Assim, você consegue escolher o melhor seguro para sua edificação!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!