A dúvida acerca de franquias é uma das mais comuns quando falamos em seguros. Em qualquer tipo, o contratante precisa entender exatamente o que ela significa. E isso não é diferente quando se fala de cobrança de franquias no seguro condomínio. Ela existe? O que a cobrança tem a ver com as coberturas? Afinal, o que é franquia? Veja as respostas para todas as questões no post de hoje!
Definição de franquia
Imagine que você estava tirando o carro da garagem e seu freio falhou. O veículo bateu na parede, e o resultado foram alguns arranhões na pintura e um pequeno amassado. O primeiro pensamento que lhe veio à cabeça foi: “ainda bem que tenho seguro”. Ao acionar a seguradora, foi orientado a procurar um local de reparo indicado pela empresa.
Quando recebeu o orçamento, viu que o conserto ficaria barato. Em outras palavras, não compensaria acionar o seguro, pois o valor da franquia seria maior do que o próprio reparo. Em geral, assim funcionam as franquias em relação aos sinistros. O custo do reparo dos danos é menor do que o valor da franquia? O segurado deverá arcar com o conserto. Se o custo for maior do que a franquia, a seguradora pagará a indenização.
Franquia é a Participação Obrigatória do Segurado . Ou melhor: é o valor estabelecido na apólice do seguro que diz respeito à participação do segurado nos prejuízos decorrentes do sinistro. Em linguagem simples, é a parte do conserto do bem que será de responsabilidade do próprio segurado, tal qual uma coparticipação.
Cobrança de franquias
Boa parte das coberturas de seguro prevê a cobrança de franquias. Seus valores estão expressos na apólice. Eles podem ser determinados com um valor fixo ou uma porcentagem. Para entender os valores de franquias, que mudam conforme a seguradora, é preciso ter conhecimento prévio da apólice contratada. A cobrança de franquias no seguro condomínio, por exemplo, existe em muitos casos.
Cobrança de franquias no Seguro Condomínio
A cobrança de franquias no Seguro Condomínio é muito comum. Em geral, ela ocorre especialmente nas coberturas adicionais. É comum que a coparticipação seja estabelecida em caso de danos elétricos, vendaval e granizo. A cobertura básica (incêndio, raio e explosão) costuma ser isenta de franquia em casos de destruição do prédio e perda total do patrimônio do condomínio.
E como funciona a cobrança de franquias no Seguro Condomínio? Assim como no exemplo do carro, o condomínio seria responsável por parte dos prejuízos em cada sinistro. Na apólice de seguro, contém a quantia que o condomínio irá arcar que é a IS – Importância Segurada – e a franquia – que é a Participação obrigatória do segurado, no caso, o condomínio.
O raciocínio utilizado no exemplo do carro também se aplica. Quando o prejuízo causado pelo sinistro é inferior ao valor da franquia, o custo do conserto será integralmente do condomínio. A seguradora não pagará qualquer indenização.
Na hora de contratar uma apólice, verifique o valor das franquias no Seguro Condomínio. E não se esqueça de comparar as propostas de 3 ou mais seguradoras. A Jomani Corretora de Seguros trabalha com as maiores e melhores seguradoras do Brasil. Assim, você consegue escolher o seguro que melhor atende às suas necessidades!