Como expandir uma clínica médica? Essa é uma pergunta comum que os gestores se fazem. Afinal, todo negócio deve almejar o crescimento. Mas consolidar sua marca no mercado, garantir mais lucros e uma prestação de serviços de qualidade não é nada fácil. É preciso ter uma gestão extremamente profissional em todos os campos. E isso envolve divulgação, gestão financeira e outros processos otimizados.
Quer saber como expandir uma clínica médica? Veja 5 dicas!
1. Tenha auxílio de especialistas
Não tem como expandir uma clínica médica sem o auxílio de especialistas. São necessários, ao menos, dois profissionais capacitados. Um em contabilidade e outro em Direito.
O especialista contábil é fundamental para realizar o gerenciamento financeiro do negócio. Somente com organização das finanças é possível expandir o negócio. Além de ajudar nos pagamentos, este profissional cuida do enquadramento tributário da clínica e de outras questões financeiras. Dentro da lei, é possível reduzir os custos do empreendimento.
Já o advogado é necessário para auxiliar o gestor nos diversos contratos que envolvem a clínica médica. Dependendo de sua especialidade, ele também trabalha junto com o contador nas questões tributárias. Além disso, pode lidar com questões societárias.
2. Otimize os processos internos da clínica
Como expandir uma clínica médica se os processos internos não forem otimizados? Essa é uma premissa fundamental para dar produtividade às equipes. Mais do que isso, é uma forma de organizar toda a estrutura.
A análise dos processos internos atuais é o primeiro passo para otimizá-los. Afinal, é preciso conhecê-los bem para descobrir a necessidade de cada um. Por isso, estabeleça uma periodicidade para analisar cada uma deles. Alguns pontos que devem ser analisados são o agendamento de consultas, a gestão financeira e administrativa, a recepção e triagem dos pacientes, o trabalho da equipe médica etc.. Em seguida, trace um plano de ação para eliminar os pontos negativos.
Outra forma de otimizar os processos é com o uso de tecnologia. Numa clínica médica, um software de gestão voltado para a área da saúde pode ser de grande ajuda. O programa possui funcionalidades para execução otimizada das tarefas diárias de administração do negócio e de atendimento ao paciente. A consequência é um crescimento do faturamento.
3. Amplie o número de pacientes
Um ponto fundamental para expandir a clínica é ampliar a carteira de clientes. Somente assim é possível virar referência no mercado e consolidar a marca. Existem várias formas para ter mais clientes, mas tenha em mente que o marketing convencional não atende mais aos anseios da nossa sociedade atual.
A internet é fundamental para realizar o marketing e a publicidade online. Por isso, marque presença digital para que as pessoas encontrem sua clínica ao procurar uma especialidade. Veja algumas medidas para ampliar o número de clientes:
- Cadastrar em planos de saúde: ganha-se pelo alto volume de atendimentos. Entretanto, é preciso analisar a estratégia, porque não se pode prejudicar o relacionamento com o cliente;
- Adotar o marketing digital para divulgar o trabalho, dentro das normas e limites impostos pelo seu Conselho;
- Colocar-se à disposição de sites e jornais para dar entrevistas sobre a sua área de atuação;
- Realizar um bom atendimento e fidelizar o paciente;
- Pedir feedback aos pacientes para melhorar o atendimento;
- Estreitar seu relacionamento.

4. Adote a marcação de consultas online
Muitas pessoas utilizam a internet para buscar serviços. Com a transformação digital, quanto maior a presença on-line de um fornecedor, maiores são suas possibilidades de crescimento. Por isso, a clínica médica deve oferecer marcação de consultas online para atender ao público. Nada mais é do que uma forma de otimizar um dos processos mais importantes do negócio.
5. Treine os funcionários
O treinamento de funcionários é fundamental para o desenvolvimento do negócio. Não tem como expandir uma clínica médica sem uma equipe capacitada para a alta demanda. E isso tem especial importância quando falamos de secretária ou do profissional responsável pelo primeiro contato com o paciente.
É preciso treiná-los para que o relacionamento com clientes e fornecedores seja o melhor possível. Lembre-se de que ninguém vai até a clínica porque quer, mas porque estão vulnerávei, o acolhimento é essencial.
O crescimento de um negócio depende de especialistas, processos internos otimizados, bom número de clientes e treinamento de profissionais. Agora que você sabe como expandir uma clínica médica, que tal saber os motivos de se contratar um seguro profissional como forma de assegurar a saúde financeira do seu negócio? Assim, será possível se manter sempre no topo!