A boa gestão de informações, em qualquer negócio, é uma prática que confere vantagem competitiva. Em uma clínica, um bom histórico de pacientes pode fazer a diferença. Os dados de quem a sustenta são importantes para um bom atendimento e para a fidelização de pacientes. Eles possibilitam um levantamento das necessidades dos atuais clientes. No mesmo sentido, conseguem prever o comportamento de potenciais consumidores do serviço.
Pensando nisso, listamos algumas práticas para ter um bom histórico de pacientes na sua clínica. Confira!
Tenha um sistema de prontuário eletrônico
Um bom gestor utiliza a tecnologia a seu favor. Numa clínica, o sistema automatizado de gestão de informações dos pacientes é fundamental. Os serviços médicos são mais qualificados e eficientes quando existe um sistema de prontuário eletrônico.
Esse sistema é uma ferramenta importante da gestão médica. Ele permite agilizar consultas a laudos, exames e histórico de pacientes. Por sua natureza informativa, serve também para aproximar médico e paciente.
Outro ponto importante do sistema médico é o acesso aos dados de qualquer lugar. Qualquer profissional de saúde que lida com o paciente pode acessar o prontuário eletrônico. Dessa forma, é possível prestar um serviço melhor. Ainda que o paciente receba o atendimento emergencial em local diverso do que está seu prontuário, é possível acessar seu histórico.
Por meio dele, é possível receber exames e prescrever medicações e orientações ao paciente mesmo à distância.
Utilize aplicativos e incentive seus pacientes a usá-los
Algumas clínicas pequenas não possuem recursos para investir em soluções aprimoradas. O sistema de prontuário eletrônico pode pesar no bolso. Qual a saída para ter um bom histórico de pacientes? Utilizar aplicativos.
Para isso, basta ter um smartphone. Com os apps, é possível acompanhar a doença do paciente. Alguns permitem fazer anotações sobre sintomas. Outros servem como lembretes de remédio. Tudo isso dá informação ao médico para saber como está indo o tratamento.
Um exemplo interessante é o “Diário Cefaleia”, disponível para iOS. O paciente pode fazer um relatório diário de sua dor de cabeça e enviá-lo ao médico.
O “Socorro” armazena informações fundamentais para o caso de a pessoa estar inconsciente e precisar ser socorrida. Doenças, medicamentos que toma, alergias, pessoas para contato são alguns dados armazenados.
Há aplicativos, como o “iClinic”, que são mais precisos. Eles são propriamente um prontuário do paciente. Possui informações e histórico, e permite a adição de dados e imagens pelo celular.
Escolha um profissional capacitado para lidar com a tecnologia
De nada adianta ter um histórico de pacientes automatizado se não há alguém capaz de manejá-lo. O profissional responsável pelos dados deve saber cada funcionalidade que o sistema apresenta. Somente assim, é possível usufruir das vantagens do histórico.
Dê preferência a soluções rápidas para seu histórico de pacientes
O histórico de pacientes só será bom se puder ser acessado rapidamente. Por um motivo muito simples: emergências. Se o médico não souber os exames mais recentes e as contra-indicações da pessoa, não conseguirá atendê-la de forma qualificada.
Por isso, o gestor deve dar preferência a soluções eficazes e ágeis. Isso permite o médico compartilhar rapidamente as informações importantes com a equipe que prestar o socorro.
Invista no atendimento humanizado
Um bom histórico de pacientes passa pela qualidade da informação nele armazenada. E ela está diretamente ligada com o grau de confiança da relação médico-paciente. Por isso, invista em atendimento humanizado para ter bons dados em mãos.
Quando o paciente confia, municia o profissional com dados sobre seu histórico de doenças, genética familiar, medicamentos controlados, situação psíquica e emocional, dentre outras informações relevantes para uma prestação de serviço de excelência.
O atendimento eficiente é aquele que contribui para o tratamento de forma relevante. A humanização no trato com o paciente o estimula a cumprir as orientações prescritas. Ou seja, além de fazer um bom histórico, atinge o objetivo final dos serviços de saúde.
Quer ter um bom histórico de paciente? Siga nossas dicas e usufrua dos benefícios!