Atrair mais pacientes particulares é o sonho de toda clínica ou consultório. Qualquer que seja a área do profissional de saúde, ter uma cartela de clientes fidelizada garante o sucesso do negócio. Existem muitas práticas eficientes para prospectá-los. Mas é preciso ter em mente que ele deve ser bem atendido em todas as etapas. Confira a seguir algumas boas condutas para adotar na sua clínica!
O que fazer para atrair mais pacientes particulares?
A chave da prospecção de clientes é o bom atendimento. Então, se você quer atrair mais pacientes particulares, deve focar em atender os atuais da melhor forma. Isso porque a indicação ainda é “a menina dos olhos” dos profissionais. Se o paciente se sente acolhido e importante desde o primeiro momento, a chance dele recomendar seus serviços é maior.
Veja outras formas de atrair mais pacientes particulares.
Comprometa-se com o pós-consulta
Uma pessoa procura um profissional de saúde para tratar ou prevenir um problema. Após a consulta, recebe orientações para o tratamento. Ao longo do tempo, o que garante que ele retornará para outra consulta? O profissional que não se importa com o pós-consulta não conseguirá atrair mais pacientes particulares.
Mas aquele que demonstra comprometimento com o paciente passa o recado que se espera. É uma forma de dizer a ele que você se preocupa com o andamento do tratamento. Isso pode resultar em uma fidelização, que é o sonho das clínicas e consultórios.
Com ações simples, é possível fazer um planejamento de pós-consulta. Que tal marcar na agenda alguns dias para fazer ligações aos pacientes com o objetivo de ter notícia sobre os resultados alcançados com o tratamento ou para perguntar se há alguma dúvida?
Entenda os motivos de alguém se tornar ex-paciente
Você é um médico que sempre atrasa 40 minutos em cada consulta? O atendente não deu a devida atenção ao paciente? Esses motivos podem ser as dificuldades na hora de atrair mais pacientes particulares. É preciso identificar as falhas na prestação do serviço e corrigi-las o quanto antes.
A melhor forma de fazer isso é solicitar um feedback dos pacientes atuais e dos antigos. Eles podem ter comentários valiosos. Qualidade do atendimento, contato com o profissional, tratamento, tempo de espera e outras situações que envolvem os serviços da clínica sempre são avaliados, ainda que inconscientemente.
Seja tecnológico
Nos dias atuais, não utilizar a tecnologia para fazer a gestão de qualquer negócio é um atraso. Já deixou de ser um diferencial competitivo para se tornar sobrevivência. Automatizar processos burocráticos e conferir produtividade aos profissionais é fundamental. Mas como isso interfere na hora de atrair mais pacientes particulares?
Muitos aplicativos e programas otimizam o relacionamento com o paciente. Agendar consultas e confirmá-las toma muito tempo? Com a tecnologia não. Essas ferramentas também aproximam o profissional do paciente. É possível, por exemplo, enviar uma mensagem para determinada pessoa para avisá-la de que está na hora de marcar outra consulta.
Quando isso acontece, voltamos ao ponto chave da prospecção: fazer com que o paciente se sinta especial. E um paciente satisfeito recomenda seus serviços.
Invista em marketing digital
Para atrair mais pacientes particulares é preciso se destacar no mercado. O profissional deve ser visto. E como fazer isso? Com marketing. Ele é essencial para captar novos pacientes e para atrair aqueles que não frequentam a clínica ou o consultório mais.
A principal modalidade de marketing atualmente é o digital. Com as mídias sociais é possível atingir pessoas de maneira muito mais fácil e o marketing digital possui um excelente custo-benefício.
Uma dica é não se limitar às redes sociais. O site e os blogs são ferramentas importantíssimas na estratégia de captação de clientes. Por meio deles, o profissional pode demonstrar autoridade em seu mercado. Com conteúdos relevantes, potenciais clientes passam a olhar sua clínica com outros olhos. Com as estratégias certas, você verá novos pacientes em breve.
Só não se esqueça de obedecer aos preceitos dos códigos de ética profissionais.
Boas práticas com foco no cliente são a chave para atrair mais pacientes particulares. Se sua clínica ou consultório quer ampliar a cartela com este tipo de cliente, adote as condutas que listamos. Se você adota outras práticas, compartilhe conosco sua experiência!