[vc_row][vc_column][vc_column_text]O seguro para motoboys e mototaxistas é um tema em alta nos últimos anos. Tanto é assim que existe um projeto de lei em trâmite na Câmara que estabelece o seguro de vida obrigatório para esses profissionais. Há locais em que o tema já é norma, como é o caso do Sindimotosp (Sindicato dos Mensageiros, Motociclistas, Ciclistas e Mototaxistas de São Paulo), que prevê obrigatoriedade da empresa em contratar seguro de vida para seus funcionários motociclistas.
E isso não existe por acaso. Eles estão submetidos a muitos riscos no dia a dia. Portanto, é preciso criar garantias que resguardem sua saúde e integridade física. Veja o que é e para que serve o seguro para motoboys e mototaxistas!
Seguro para motoboys e mototaxistas
O seguro para motoboys e mototaxistas é uma garantia para o profissional. Ele oferece diversas coberturas em caso de acidente com o usuário. Para quem trabalha no trânsito, percorrendo grandes distâncias, em diversas horas do dia, é uma forma de se manter mais tranquilo ao executar suas atribuições.
Este seguro se destina aos motoboys e mototaxistas que trabalham como autônomos, como contratados de uma empresa que preste tais serviços e até mesmo terceirizados. Cabe destacar que o seguro para motoboys e mototaxistas protege somente a pessoa. Existe um seguro próprio para a motocicleta. Quando contratado por uma empresa, o seguro pode ser individual ou coletivo. O profissional que atua como MEI, por exemplo, também pode contratá-lo.
As seguradoras podem oferecer outros benefícios além daqueles garantidos em normas. Por isso, é importante pesquisar antes de escolher uma oferta.
Coberturas
As coberturas oferecidas em um seguro para motoboys e mototaxistas cobrem as diversas consequências de um acidente. São elas:
- Morte acidental do segurado;
- Invalidez permanente total ou parcial;
- Custeio das despesas com o funeral do segurado;
- Diárias temporárias enquanto o segurado estiver afastado do trabalho;
- Cobertura para passageiros: indenização aos passageiros em caso de morte ou lesões provocadas por acidente;
- Cobertura para terceiros: indenização a terceiros em caso de morte ou lesões provocadas por acidente.
- O interessado deve avaliar as coberturas oferecidas por cada seguradora. Há diversas combinações que podem ser feitas com elas. Por isso, analise seu perfil e veja as coberturas mais adequadas.
Valor
As normas que já existem sobre o tema prevê um valor de indenização. Em caso de morte ou invalidez por acidentes no trabalho, o segurado deve receber, pelo menos, 30 vezes o valor de seu salário-base.
No entanto, vale destacar que o pagamento do prêmio do seguro para motoboys e mototaxistas deve obedecer a algumas condições. Os usuários devem utilizar capacete durante todo o trajeto. E isso se aplica aos passageiros também. O titular perde o direito ao prêmio se ocorrer uma eventualidade enquanto ele não estiver utilizando o capacete.
Vantagens
Contratar um seguro para motoboys e mototaxistas traz algumas vantagens para os profissionais. Além da tranquilidade de atuação, ter essa garantia também beneficia eventuais pessoas que dependam dessa força de trabalho, especialmente à família.
No caso de empresas que procuram pelo seguro, é uma segurança ainda maior. Não ser pega com imprevistos financeiros para custear as coberturas que o seguro proporciona é uma ótima medida para a saúde financeira. Cabe destacar que esses acidentes são de responsabilidade do empresário. É ele também quem deve cobrar o uso dos equipamentos de segurança, treinamentos e outras ações neste sentido.
No caso de normas que já existem determinando a contratação obrigatória do seguro, é um avanço nos direitos trabalhistas da categoria.
O seguro para motoboys e mototaxistas é uma garantia ao trabalhador. Com ele, é possível trabalhar mais tranquilidade no trânsito. Além disso, confere segurança a passageiros e terceiros.
Quer saber como encontrar uma seguradora confiável para cotar seu seguro? Veja no blog!
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]