Com a pandemia causada pelo coronavírus, muitos eventos estão em stand by. Os produtores e organizadores esperam apenas a melhoria nas condições para retomar as atividades. Durante este tempo, é possível refletir sobre boas práticas na hora de estruturar um evento corporativo, social, esportivo ou cultural. É aí que aparece o seguro para eventos.
Veja a seguir o que é e como funciona um seguro para eventos!
O que é um seguro para eventos?
Em um evento, produtores e organizadores devem dedicar sua atenção a muitos pontos. Responsabilidades quanto ao patrimônio do local de realização e aos equipamentos utilizados, além da segurança dos participantes, são apenas alguns. Por esse motivo, o seguro para eventos se torna indispensável.
Esse seguro é responsável por cobrir imprevistos e sinistros que podem ocorrer em qualquer evento. Isso dá tranquilidade a todos os presentes e aos organizadores. Ele pode se destinar a vários tipos de evento, como:
- Eventos culturais – peças de teatro, shows musicais, apresentações de circo e dança.
- Eventos promocionais – lançamentos, promoção de marcas, feiras, exposições.
- Eventos corporativos – congressos, confraternizações, palestras.
- Eventos esportivos – campeonatos e outras competições.
- Eventos sociais – formaturas, casamentos, aniversários.
- Eventos religiosos – cultos, retiros, shows.
A natureza e a localização do evento. O público estimado. As caraterísticas do espaço. São todos fatores que influenciam no custo do seguro para eventos. Por isso, é fundamental os organizadores e produtores realizarem uma boa cotação com uma corretora de seguros confiável. Ela apontará as coberturas mais interessantes para cada evento.
E quais são as coberturas disponíveis no seguro para eventos?
Coberturas disponíveis
As coberturas disponíveis no seguro para eventos podem variar conforme cada seguradora.
Em geral, o seguro cobre danos corporais/materiais causados a terceiros. Eles podem ser devidos a acidentes relacionados à realização do evento (RC do organizador). Ou então a acidentes ocorridos no espaço do expositor (RC do expositor).
Também cobre processos por danos morais. Mas apenas quando esses danos morais decorrem de danos materiais/corporais causados por riscos cobertos pelo seguro (RC de danos morais).
Veja outras coberturas a seguir:
- Acidentes pessoais (capital por pessoa): pagamento de despesas em casos de morte acidental e de invalidez permanente decorrente de acidente durante o evento segurado. Também cobre despesas médicas, hospitalares e odontológicas.
- Instalação, montagem e desmontagem: cobertura de danos materiais/corporais causados a terceiros e a empresas contratadas durante instalação, montagem e desmontagem da estrutura necessária à realização do evento.
- Responsabilidade civil no fornecimento de bebidas e comestíveis: danos causados a terceiros por empresas contratadas pelo segurado.
- Danos ao conteúdo do local de risco: prejuízos causados aos bens de propriedade do segurado ou por ele utilizados.
- Responsabilidade garagista: modalidade simples (só guarda de veículos de terceiros) e modalidade ampla (responsabilidade do manobrista).
- Não comparecimento: de artista ou pessoa indicados no contrato como participantes da realização do evento.
- Responsabilidade civil para fogos de artifício: danos causados a terceiros.
- Equipamentos eletroeletrônicos: tanto musicais quanto cinematográficos.
- Equipamentos em exposição.
- Não utilização do local.
Como funciona o seguro para eventos?
O seguro para eventos ampara todos os participantes de um evento, em diversas ocasiões, desde a montagem até a desmontagem. Como demonstramos, as coberturas podem ser personalizadas para abranger uma diversidade de sinistros.
Ele pode ser contratado por pessoas físicas e jurídicas que atuem na organização ou na promoção de eventos. Em caso de ocorrência de algum sinistro previsto na apólice, basta acionar a seguradora para lidar com a situação.
Vantagens
A grande vantagem do seguro para eventos é conferir mais tranquilidade a organizadores e produtores de eventos, bem como aos participantes. Em caso de sinistro, é ter a certeza do auxílio de uma seguradora séria para lidar com a situação. Dessa forma, todos podem se concentrar unicamente na realização do evento em vez de ficarem preocupados com eventuais imprevistos.
O seguro para eventos também confere mais profissionalismo ao segurado, que preserva sua imagem como organizador ou produtor. Afinal, oferecerá uma resposta rápida diante dos incidentes, o que evita problemas judiciais futuros.
O seguro para eventos proporciona segurança a organizadores e produtos de eventos, bem como ao público. As coberturas são amplas e abrangem uma série de situações. Com o seguro, basta curtir o evento!
Faça já uma cotação do seguro para eventos com um corretor da JOMANI!