Em épocas de desemprego em alta, trabalhar de entregador pelo iFood se tornou opção para muitos. Alguns encaram como emprego principal diante da falta de oportunidades. Outros querem complementar a renda. Em qualquer caso, para trabalhar de entregador pelo iFood, é preciso seguir alguns passos. Listamos todos eles para você. Acompanhe!
Entenda o iFood
O primeiro passo para trabalhar de entregador pelo iFood é conhecer o que é o aplicativo. A empresa oferece um serviço acessível de entrega de comida. O usuário consulta uma lista de restaurantes pelo app e faz um pedido. Os profissionais entregam a comida na localização escolhida pelo cliente.
E o iFood para Entregadores? É o aplicativo voltado para os profissionais. O usuário se cadastra para realizar entregas. Assim que os documentos são validados, é possível realizar corridas. O software para entregadores permite o trabalho autônomo. Em outras palavras, o entregar escolhe onde e quando deseja fazer entregas.
Instale o aplicativo iFood para entregadores
Após entender o aplicativo, o interessado deve instalar o app. Vale lembrar que ele está disponível apenas para Android. Em outras palavras, não é possível baixar o serviço no iPhone (iOS).
Faça o cadastro e envie a documentação requisitada
O passo seguinte para trabalhar de entregador pelo iFood é se cadastrar no aplicativo. Você precisará informar nome, o e-mail e o número de celular para realizar o cadastro. Além disso, deverá enviar a documentação requisitada, que é:
- Foto da Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Foto do documento do veículo;
- Número do CPF (Cadastro de Pessoa Física);
- Dados de conta bancária.
Após enviar a documentação, você deve escolher a forma de trabalho (tipo de entrega). Você pode optar por ser autônomo. Neste caso, trabalha conforme o próprio horário e em qualquer região de atendimento. Há também a opção de se vincular um estabelecimento. Essa é a opção para quem já trabalha junto a algum restaurante.
Em seguida, você escolhe sua região para trabalhar de entregador pelo iFood. Por fim, o aplicativo fará a validação dos documentos. Quando forem aprovados, o interessado recebe instruções de uso da plataforma e pode começar a aceitar corridas.
Saiba seus possíveis ganhos
Quem quer trabalhar de entregador pelo iFood deve saber seus possíveis ganhos. Os lançamentos dependem de vários fatores: tempo disponível para aceitar pedidos na plataforma, número de pedidos nos restaurantes da sua área de atuação, e trajeto das entregas. Mas uma coisa é certa: quanto mais corridas fizer, mais créditos.
Para maximizar seus ganhos, atente-se aos dias de maior atividade no aplicativo. Finais de semana são sempre melhores. Verifique também os horários de atendimento da sua cidade. Em São Paulo, por exemplo, os horários são mais extensos. De domingo a quinta, funciona de 7h00 às 23h59. Na sexta e no sábado, de 7h00 às 01h59.
Além de compreender os ganhos, consulte seus lançamentos na aba “Extrato”. Lá estarão os detalhes de todos os lançamentos vinculados à sua conta. É possível buscar lançamentos em datas específicas.
E o pagamento para quem quer trabalhar de entregador pelo iFood? É feito de 15 em 15 dias por transferência bancária.
Comece a aceitar corridas
O último passo para trabalhar de entregador pelo iFood é aceitar corridas. Para isso, verifique alguns pontos, como:
- Você deve ter mais de 20% de bateria no celular;
- A localização, no modo alta precisão, deve estar ativada;
- As ofertas de corrida aparecem na tela inicial, basta arrastar o botão para aceitar ou recusar;
- Assim que aceitar, aparecerá dados do pedido: nome e endereço do restaurante, número do pedido e horário estimado da coleta do pedido;
- Pegue o pedido selecionando o botão “Cheguei” no restaurante, o que só ocorre quando você, de fato, estiver no estabelecimento;
- Conclua a coleta e dê início ao trajeto para entregar ao cliente;
- Aperte novamente o botão “Cheguei” para notificar o cliente.
Quer ficar indisponível para entregas? Clique no botão vermelho com ícone de raio para sinalizar sua indisponibilidade. Para voltar a aceitar corridas, clique novamente na função. É possível se desconectar do aplicativo clicando no ícone de engrenagem no canto superior direito da tela inicial.
Trabalhar de entregador pelo iFood é a atual saída para muitas pessoas. Motoboys estão aderindo ao trabalho. É possível ser MEI e trabalhar de entregador pelo iFood, por exemplo. No caso de motoboys, é importante ter um seguro para resguardar a atuação, que é cheia de perigos.
Se ainda tiver dúvidas, o iFood oferece um passo a passo para o cadastro e o início das atividades!