Como montar uma empresa de serviço de motoboy

Como montar uma empresa de serviço de motoboy

Sempre sonhou em abrir um negócio de transportes? Sua ideia é agilidade? Certamente você deve pensar em como montar uma empresa de serviço de motoboy. São inúmeras as possibilidades de prestar tal serviço. Afinal, sempre tem gente precisando entregar um documento ou receber pequenas mercadorias.

As grandes cidades têm o grave problema do trânsito. E só os motoboys podem oferecer a rapidez que muitos precisam. Mesmo assim, o sucesso do negócio está atrelado a alguns fatores. Mas quais são eles? Como montar uma empresa de serviço de motoboy? Confira!

Faça um planejamento

O primeiro passo de qualquer negócio é ter um planejamento. Se você não tem conhecimento sobre o assunto, procure saber melhor sobre o tema. A internet possui ótimos conteúdos sobre como fazer um planejamento estratégico. Caso tenha dificuldades, pense em contratar uma consultoria para ajudá-lo.

Para que serve o planejamento? Para avaliar tudo o que é pertinente ao negócio. Já ouviu falar em Análise SWOT? Ela verifica quais são os fatores internos e externos que prejudicam ou auxiliam em sua empresa. São forças (pontos positivos), fraquezas (pontos negativos), oportunidades (que o mercado oferece) e ameaças (que o mercado oferece).

Em seu planejamento, além dessa análise, você deve realizar:

  • Estudo do mercado: entender o local e o setor de atuação, a concorrência, as oportunidades;
  • Estudo de clientela: definir o público-alvo é fundamental para segmentar sua atuação e atuar com mais qualidade.

Como montar uma empresa de serviço de motoboy sem planejamento? Impossível. O serviço é amplo e abrange diversos segmentos de trabalho, como serviço 24 horas, entregas para consumidor final ou de mercadorias, etc. Com o planejamento, você define seus objetivos de curto, médio e longo prazo, segmenta sua atuação para prestar um serviço diferenciado e se destacar no mercado.

Uma dica: com o planejamento pronto, pense em formalizar sua empresa. Você atuará sozinho ou com um empregado? O MEI (Microempreendedor Individual) é uma opção. Já tem investimento suficiente para ter mais funcionários? Talvez uma Microempresa seja ideal.

eBook: Seguros que toda pessoa deveria fazer

Tenha um estrutura satisfatória

Ao montar sua empresa, pense em um estrutura que atenderá aos seus objetivos. É preciso espaço para acomodar os veículos e os profissionais. Conforme o tamanho, é necessário se atentar a regras adicionais previstas na nossa legislação trabalhista. Considerando que é um negócio inicial e pequeno, pense no básico. Você atenderá clientes no local? Precisa de uma sala para o departamento pessoal e recursos humanos? Quais os equipamentos fundamentais? Considere tudo isso.

Escolha um local de atuação

Como montar uma empresa de serviço de motoboy sem definir o local de atuação? Não é possível. Ainda que você trabalhe com transporte, é preciso ter uma área delimitada. Na hora de pensar em sua estrutura física, procure um local adequado à sua escolha. Terá âmbito municipal, metropolitano ou estadual? Pense nisso.

Considere alguns pontos fundamentais, como: 

  • A área é bem servida de transportes e tem bom escoamento?
  • O local é bem servido de estradas?
  • A estrutura se localiza em um ponto central, considerando o público-alvo?

Há empresas de motoboys que optam por se situar em centros financeiros para atender ao público de assuntos administrativos. Entregas ou recebimentos de mercadorias e documentos, por exemplo. Outros preferem a proximidade com centros comerciais, do ramo alimentício ou farmácias.

Tenha um plano de marketing

Um ponto chave na hora de montar qualquer empresa é a divulgação. Como se diferenciar em um mercado saturado? O marketing é uma ótima opção. Ser visto é ser lembrado. Por isso, invista algum recurso para ter um site ou aplicativo com as principais informações do seu negócio. Divulgue seus serviços nas redes sociais.

Atualmente, há diversas possibilidades de marketing que cabem no bolso de qualquer empreendedor. Então, essa não é uma desculpa. 

Invista em segurança

Quando se fala em como montar uma empresa de serviço de motoboy, a segurança deve ser imediatamente atrelada ao negócio. Afinal, estamos falando da integridade física dos profissionais, que é a prioridade. Há práticas básicas que o motoboy deve adotar para garantir sua segurança. Utilizar os equipamentos obrigatórios e verificar se o baú da moto está fechado é algum deles. 

Mas o empreendedor deve se resguardar de qualquer incidente. Por isso, deve orientar seus profissionais por meio de capacitações. Determinar os procedimentos de segurança e treiná-los é fundamental.

Além disso, uma medida recomendada é a contratação de seguro para motoboy. O seguro cobrirá acidentes pessoais, danos materiais e outras despesas. É fundamental para um trabalho tranquilo.

 

Como montar uma empresa de serviço de motoboy? É preciso planejar, montar uma estrutura, escolher um local de atuação, divulgar e investir em segurança. Com tudo isso, você coloca seu negócio em um caminho próspero.


Está gostando do conteúdo? Compartilhe!