Um bom síndico não deve somente cumprir as atribuições legais a ele impostas. Uma boa gestão inclui outras práticas e habilidades. Afinal, não são apenas as burocracias que devem ser geridas. Veja 10 coisas importantes nas atribuições de um síndico para estar atento e realizar uma boa gestão de condomínio.
Conheça as leis aplicáveis ao condomínio
O condomínio é regido por normas dispostas Código Civil. Nesta lei, estão descritas as atribuições do síndico, os direitos e deveres dos condôminos, dentre outros pontos.
Além do Código, o gestor deve conhecer as leis que tangenciam o tema. A lei de locações, por exemplo.
No que diz respeito às leis internas do condomínio, o síndico não deve somente conhecê-las, mas fazer com que sejam cumpridas. A convenção, o regimento interno e as determinações da assembléia são leis para todos.
Convoque assembleias de condôminos
Vários são os motivos para se convocar assembléias de condôminos. E é atribuição do síndico realizar tal tarefa. Um bom gestor marca as reuniões com antecedência, na forma e no prazo estabelecido na convenção. Sempre que necessário, também convoca uma assembleia extraordinária.
Seja transparente
Você sabia que qualquer procedimento judicial ou administrativo de interesse do condomínio deve ser comunicado à assembleia de condôminos? E que deve ocorrer prestação de contas anual? Essas são duas das atribuições legais do síndico previstas no Código Civil.
Porém, muito além do que manda o Código, um bom síndico sabe o valor da transparência na gestão. É a forma mais certa de criar uma relação de confiança com todos os usuários. Por isso, mantenha todos bem informados sobre as questões do condomínio, ainda que sejam “pequenas”.
Cuide bem das finanças do condomínio
Lidar com a inadimplência é uma das tarefas mais difíceis do síndico. Os devedores podem ser obrigados a pagar juros, multa e correção monetária sobre o valor da taxa. Mas e quando querem realizar um acordo? É possível liberá-los desses valores?
Um bom síndico, em qualquer situação, deve ter mente que o dinheiro do condomínio não pertence a ele. Por isso, deve cuidar muito bem das finanças de modo a não prejudicar o coletivo.
Tenha boa comunicação
O síndico que possui boa comunicação com todos os usuários do condomínio consegue realizar uma gestão eficiente. Se você não tem, desenvolva essa habilidade. Assim, será possível ter um diálogo melhor com os condôminos, além de lidar com os funcionários de forma mais amigável e funcional. Que tal um boletim mensal do condomínio?
Organize a burocracia
Qualquer gestor deve ter a capacidade de organizar tudo que diz respeito ao condomínio. Contratos trabalhistas ou de prestação de serviços, atas de condomínio, leis internas, balanço financeiro. Todos os documentos (mesmo os digitais) devem ser conservados para facilitar a atual e as futuras gestões.
Seja um síndico mediador
Como lidar com as discussões na assembleia de condôminos que discute vaga de garagem? E a confusão criada pelo som alto na festa do morador da cobertura? Um bom síndico é, antes de tudo, um mediador de conflitos. E todas as habilidades que isso requer (escuta, paciência, ponderação) são muito bem vindas em um condomínio.
Administre com auxílio
O síndico pode transferir a terceiros algumas ou todas as funções administrativas. Isso significa que ele pode contar com ajuda na hora de gerir o condomínio.
O subsíndico, por exemplo, é muito comum em condomínios com várias torres. Em condomínios muito grandes, a contratação de uma administradora pode ser interessante. O Conselho Fiscal ajuda a tornar a gestão mais transparente. As comissões de condôminos para assuntos determinados alivia e qualifica o trabalho de gestão.
Tenha iniciativa
Todo síndico é gestor e todo gestor é um pouco empreendedor. Por isso, tenha iniciativa. Tome decisões, antecipe problemas, proponha soluções e melhorias ao condomínio.
Contrate o seguro condomínio obrigatório
O artigo 1.346 do Código Civil diz que “é obrigatório o seguro de toda a edificação contra o risco de incêndio ou destruição, total ou parcial”. É responsabilidade do síndico contratar o seguro condomínio. Quando isso não ocorre, ele será responsável por qualquer problema, inclusive podendo responder por perdas e danos e ser obrigado a ressarcir os moradores.
Um bom síndico reúne essas atribuições e habilidades para tornar a vida condominial mais prática.
Siga os preceitos legais e desenvolva seu lado criativo, organizado e gestor.