Seguro de responsabilidade civil para engenheiros e arquitetos

Seguro de responsabilidade civil para engenheiros e arquitetos

O seguro de responsabilidade civil para engenheiros e arquitetos é conhecido como E&O. Em outras palavras, Erros e Omissões. “Errors & Omissions” ao redor do mundo. É um produto que oferece coberturas para as atividades desse ramo. Ele pode ser contratado por engenheiros autônomos e por empresas de engenharia. Mas por que contratar o RC para engenheiros e arquitetos? Como ele funciona? Confira!

Por que contratar um seguro de responsabilidade civil para engenheiros e arquitetos?

Elaborar projetos de engenharia e arquitetura, fazer inspeções e outras atividades próprias desse segmento apresentam algum risco para seus profissionais. Há muitas informações técnicas que podem ser mal interpretadas. Há cálculos, desenhos e especificações que podem apresentar erros. E essas falhas podem provocar problemas no trabalho executado. O resultado pode ser bastante prejudicial à empresa ou ao engenheiro. 

Se você trabalha nessa área, sabe que é preciso se prevenir dessas possíveis falhas. E o seguro de responsabilidade civil para engenheiros e arquitetos é uma forma de prevenção. Com ele, você protege seu patrimônio profissional, material e moral. Apesar da preparação para o exercício da profissão com máxima precisão e responsabilidade, há condições adversas que podem interferir na execução. 

O seguro traz tranquilidade para o profissional. Se um cliente se sentiu prejudicado pelo seu serviço e resolveu processá-lo, o segurado deve contratar um advogado e a eventual indenização é decorrente da falha na prestação dos serviços profissionais.

Funcionamento

O funcionamento do seguro de responsabilidade civil para engenheiros e arquitetos é simples. Ao contratá-lo, o segurado escolhe o valor da cobertura. Considere sua atividade, o número de clientes atendidos, o valor cobrado pelos serviços e os riscos aos quais você está exposto. Com o auxílio de uma corretora, a análise desses fatores é melhor. É ela também que indicará uma seguradora confiável e adequada para seu caso.

Após a contratação, em caso de sinistro, basta acionar a seguradora. Dentro do limite da apólice, ela cuidará dos gastos com defesa e indenizações.

Quais as coberturas do RC para engenheiros e arquitetos?

As coberturas do seguro de responsabilidade civil para engenheiros e arquitetos são variadas. Em geral, as apólices cobrem gastos de defesa e indenizações nas esferas cível, criminal e administrativa. Veja:

  • Indenizações por danos: cobertura para eventual condenação de pagamento de indenização. Ela pode ser relativa a danos materiais, corporais e morais provocados pela atuação profissional. Os valores são pagos pela seguradora diretamente ao terceiro.
  • Custos de defesa: cobertura de custas judiciais, honorários advocatícios e periciais, depósitos recursais, fianças, sucumbência e outras despesas do advogado (deslocamento, hospedagem etc.), até o limite máximo contratado. Essa defesa diz respeito às esferas administrativa, cível e penal. 

É importante frisar que a cobertura se restringe aos casos relacionados à prestação do serviço profissional e ela se limita ao valor contratado. E se a reclamação do terceiro for falsa ou não tiver fundamento? Será coberta ainda que você ganhe a ação futuramente. 

Coberturas adicionais

Cada seguradora define quais são as coberturas básicas e adicionais do seguro. No seguro de responsabilidade civil para engenheiros e arquitetos, existem algumas coberturas adicionais comuns, como: 

  • Danos à reputação: despesas com assessoria de imprensa e assessoria de reabilitação de imagem;
  • Ressarcimento a terceiro que se sentiu prejudicado com fato: tentativa de evitar ação judicial futura;
  • Pagamento de acordo judicial ou extrajudicial.

 

O seguro de responsabilidade civil para engenheiros e arquitetos dá tranquilidade a esses profissionais. Com ele, é possível exercer suas funções com responsabilidade e zelo mesmo diante de imprevistos. Que tal fazer uma cotação conosco?


Está gostando do conteúdo? Compartilhe!