A bicicleta é um meio de transporte para muita gente. Para outras pessoas, é um equipamento de lazer inseparável aos finais de semana. Seja como for, é necessário protegê-la mediante diversas situações do dia a dia. Para isso, surgiu o seguro para bicicletas. Se você pensa em adotar esse equipamento em sua rotina, confira como esse seguro pode lhe ser útil!
Por que ter um seguro para bicicletas?
Seja para lazer ou trabalho, o usuário de bicicleta lida com a insegurança das cidades. Seu equipamento está sujeito a riscos, como furto, danos e roubo. Como ficar tranquilo em relação a essa situação?
É importante lembrar que as bicicletas, em geral, possuem um alto valor. Principalmente se falamos de ciclistas profissionais. O seguro indenizará o usuário em alguns incidentes e isso o confere tranquilidade para o uso.
Quais são as coberturas do seguro para bicicletas?
As coberturas do seguro para bicicleta podem variar de seguradora para seguradora. Pode existir um contrato com coberturas mais básicas e contratos amplos. Dentre as possíveis situações cobertas, estão:
- Danos causados à estrutura da bicicleta devido a acidentes (pedal frouxo, pneu arriado, freio deficiente, etc.) ou a uso comum;
- Perda, furto ou roubo da bicicleta, caso em que o usuário recebe indenização;
- Danos causados a terceiros (semelhante ao seguro de carros);
- Acidentes decorrentes do uso da bicicleta;
- Responsabilidade civil.
É importante destacar que o seguro para bicicletas costuma cobrir somente seus componentes. Caso o usuário troque alguma estrutura (colocar um quadro melhor, por exemplo), deve informar à seguradora para ajustar sua apólice, por exemplo.
O seguro não cobre os acessórios como GPS, bagageiro, iluminações, etc.
Quais as vantagens do seguro para bicicletas?
O seguro para bicicletas oferece algumas vantagens para seus usuários. Veja algumas:
- Tranquilidade: pedalar com sossego e segurança é um grande benefício ao ciclista, que adotará os cuidados necessários para manter seu equipamento em segurança, mas não sofrerá as consequências financeiras de perder sua bicicleta;
- Valor da apólice ajustável: além da possibilidade de contratar seguros personalizáveis, em que cada usuário escolhe suas coberturas, é possível alterar a apólice em caso de upgrade no equipamento;
- Agilidade na contratação: o interessado só precisa apresentar a documentação exigida pela seguradora (documentação pessoal e da bicicleta) e receber o representante que faz a vistoria prévia (ou enviar fotos);
- Custo-benefício: o valor do seguro gira em torno de 5% do valor da bicicleta. No entanto, o protege contra danos que superam, em muito, essa porcentagem;
- Boa cobertura: a cobertura do seguro envolve diversas situações comuns à vida na cidade.
Como funciona a contratação do seguro para bicicletas?
O interessado em contratar o seguro para bicicletas deve procurar um corretor. Ele indicará qual o tipo de contrato mais adequado para sua situação. Certamente, o seguro para um ciclista profissional, com uma bicicleta que vale mais de R$ 20 mil, é muito diferente do seguro para um usuário da cidade, que utiliza o equipamento nos finais de semana para lazer. É imprescindível ler atentamente ao contrato para verificar se as coberturas estão ajustadas à realidade.
Além disso, deverá entregar sua documentação pessoal e os documentos da bicicleta, como nota fiscal. Na ausência de nota fiscal (bicicletas usadas costumam não ter), a seguradora analisa a situação e emite um parecer sobre a aceitação do seguro.
A seguradora ainda pode exigir fotos específicas com os documentos. Isso serviria como vistoria online. Entretanto, pode exigir que o interessado leve seu equipamento a oficinas credenciadas para realizar a vistoria e liberar a apólice.
A contratação de seguro para bicicletas é uma maneira de garantir a proteção de seu patrimônio em caso de incidentes. Procure auxílio de um corretor para fazer uma cotação e indicá-lo uma seguradora confiável!