5 dicas para reduzir os custos do condomínio

5 dicas para reduzir os custos do condomínio

De um lado, os condôminos reclamam que a taxa condominial está alta. Do outro, o síndico não vê outra saída a não ser aumentar a taxa para cobrir as despesas. A gestão financeira é sempre uma questão delicada. É preciso adotar práticas para reduzir os custos do condomínio e fazer a conta fechar. Separamos 5 dicas muito importantes com este fim. Confira!

Adote a portaria virtual para reduzir os custos do condomínio

Portaria virtual é aquela que substitui os porteiros físicos do edifício por um sistema eletrônico. Esse serviço é uma forma muito eficiente de reduzir os custos do condomínio. Estima-se que a economia pode chegar a 30% do valor da taxa condominial.

Isso acontece porque se dispensa todos os funcionários da portaria ou de uma entrada do condomínio. Consequentemente, o valor gasto com folha de pagamento é reduzido consideravelmente.

eBook: O Manual definitivo do Síndico Profissional
Baixe agora o eBook!

Economize energia elétrica

A economia de energia elétrica não deve ocorrer apenas nos períodos de seca. O síndico que quer reduzir os custos do condomínio pensa em formas de economizar nesse consumo.

Um dos modos é adotar a iluminação de led. Este tipo de lâmpada economiza mais de 70% de energia se comparada à lâmpada incandescente. Apesar de ser mais cara, a lâmpada de led deve ser encarada como investimento. Após 18 meses, o valor se paga. Depois desse período, é possível reduzir entre 20% e 30% na conta de luz.

Outra maneira é contar com um temporizador de luz. Nos períodos em que o trânsito de pessoas diminui, a iluminação pode se basear em um sensor de presença. Com exceção da frente do prédio, que precisa ser iluminada constantemente por questão de segurança, outras áreas do condomínio não precisam de luz o tempo todo.

Por fim, o uso de energia solar também é uma boa saída para reduzir os custos do condomínio. Certamente, é preciso avaliar se o local tem boa incidência de sol. Quando for o caso, o investimento se paga em 7 anos, e cada placa dura no mínimo 20 anos.

Tenha um política responsável em relação ao consumo de água

Adotar boas práticas em relação ao consumo de água também ajuda a reduzir os custos do condomínio. Uma delas é individualizar a água. A medição por apartamento evita que haja desperdício, já que a conta chegará para cada condômino.

Outra boa medida é pensar em captação de água de chuva e reutilização da água consumida. São duas alternativas para melhor aproveitamento da água. Há locais que solicitam licença para construir um poço e retirar água do lençol freático.

Profissionalize a gestão

O condomínio pode ser administrado por um síndico ou por uma administradora. Independentemente do responsável, é preciso ter uma gestão profissional.

Isso envolve diretamente uma boa gestão de pessoal. Fazer um bom planejamento de escala de serviço é uma forma de reduzir os custos do condomínio com funcionários. É possível que haja mais empregados do que o necessário.

Outra maneira de profissionalizar a gestão é contar com suporte jurídico para representar o condomínio em processos judiciais. Os litígios podem envolver ações trabalhistas ou ações de cobrança, por exemplo. Mas não só isso. A assessoria jurídica também revisará os contratos com os prestadores de serviços, o que pode causar economia direta. O advogado também atua preventivamente para evitar conflitos e situações que coloquem o condomínio em desvantagem.

Contrate um seguro condomínio

Contratar um seguro condomínio também é um modo de reduzir os custos do condomínio. Isso porque ele cobre eventos que podem causar danos ao edifício e aos usuários. O custo para repará-los pode ser excessivo e comprometer as finanças do condomínio. Com um contrato com uma seguradora, a apólice cobrirá as despesas até seu limite.

 

Para reduzir os custos do condomínio, o síndico deve adotar práticas relativas à gestão e ao consumo do edifício. A contratação de um seguro condomínio é, inclusive, obrigatória. Se seu condomínio ainda não possui um, a Jomani conta com as maiores e melhores seguradoras do país. Você pode encontrar os melhores preços e as coberturas que melhor se adequam às necessidades de seu condomínio. Conheça!


Está gostando do conteúdo? Compartilhe!