O seguro para carros é uma das apólices mais conhecidas no Brasil. Afinal, o Mapa da Motorização Individual no Brasil 2019 apontou que temos uma frota com 65,7 milhões de automóveis. É uma taxa de 31,5 para cada 100 habitantes.
Portanto, é natural pensar que todos nós sabemos pelo menos um pouco sobre o seguro para carros. Mas poucos realmente conhecem os requisitos para contratá-lo. Existem etapas que devem ser cumpridas. Conheça um pouco mais sobre elas!
#0 – Fazer uma cotação do seguro para carros
Antes de entrarmos em qualquer requisito para contratar seguro para carros, é preciso fazer uma cotação. E o motivo é simples: uma corretora de seguros confiável entenderá suas necessidades e encontrará a melhor solução para você. Ela coletará dados sobre o veículo e o condutor para pesquisar com as seguradoras.
Em seguida, repassará ao cliente os melhores orçamentos das seguradoras. Só então é que podemos falar de requisitos, pois cada seguradora apresenta exigências diversas.
#1 – Submeter o carro à vistoria
Se o cliente demonstrar interesse, o primeiro requisito é submeter seu carro à vistoria pela seguradora. Nessa etapa, a empresa avalia, entre outros fatores:
- As condições mecânicas do automóvel.
- O estado de conservação.
- O número do chassi.
- O aspecto visual.
No momento, também confere se os dados repassados pelo proprietário são verídicos. Com tais informações, avalia de forma mais precisa os riscos de assegurar o bem. A partir de então, define o custo final do seguro e indica as melhores coberturas.
Vale destacar que os carros 0 km e na maioria das renovações de seguros , são isentos de vistoria.
Em geral, o procedimento é feito em um posto credenciado, mas a seguradora pode indicar outras maneiras. Ele também pode ser solicitado no momento da renovação do seguro para carros.
#2 – Esperar resposta da seguradora sobre a proposta
Após avaliação do carro pela seguradora, o cliente deve aguardar o aceite dela. Isso porque a empresa não é obrigada a aceitar a contratação do seguro. Se ela entender que não é possível assumir o risco, pode recusar.
Há casos em que o proprietário pode corrigir o motivo da negativa, solicitando nova avaliação da seguradora. E quais fatores podem provocar a negativa? Veja:
- Perfil do motorista (histórico de sinistros e de inadimplência, carteira suspensa, processos judiciais por dirigir embriagado).
- Veículos com muitos anos de uso ou que já saíram de linha.
- Veículos de luxo e importados.
- Carros modificados.
#3 – Entregar os documentos para contratar seguro para carros
A partir do momento que a seguradora aceita a proposta para o seguro automóvel, o cliente deve entregar a documentação necessária (muitas nem pedem documentos). Nesse ponto, também será feito o pagamento da primeira parcela (ou parcela única).
Os documentos necessários para contratar um seguro para carros podem variar conforme a seguradora. No entanto, os mais comuns são:
- Documentos pessoais: RG, CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e CPF – ou somente CNH, se nela constar os outros registros.
- Documentos do veículo: CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) e CRV (Certificado de Registro do Veículo).
- Nota fiscal de compra, em caso de carro novo, com data de saída e o carimbo da concessionária.
- Quarta via da declaração de importação, se o veículo for importado.
O segurado deve consultar previamente sua corretora de confiança ou a seguradora para verificar se há necessidade de fazer cópias autenticadas dos documentos.
Após a entrega dos documentos, a seguradora fará a conferência com as informações fornecidas na cotação (tudo de forma digital). Se tudo estiver correto, procede-se à assinatura da proposta de seguro para carros. Se houver inconsistências, ela pode exigir informações e/ou negar a oferta.
#4 – Assinar a proposta e ler as condições gerais do seguro
O último requisito para contratar o seguro para carros é a assinatura da proposta. Nesse ponto, vale destacar o cuidado de ler tudo o que consta nele. Uma corretora de confiança sempre envia as condições gerais do seguro antes de começar o processo de contratação. Assim, resta ao cliente ver se os documentos são os mesmos.
Normalmente, o contrato vale por 1 ano, devendo ser renovado após esse intervalo.
Agora que você já sabe como contratar seguro para carros, basta procurar uma corretora de seguros confiável para fazer a cotação. Assim, em pouco tempo, terá uma proteção a mais para seu automóvel.