Melhorar o atendimento ao paciente é o que garante o sucesso de sua clínica ou de seu consultório. Um cliente satisfeito se fideliza naturalmente. Quando isso diz respeito à área da saúde, a afirmação é ainda mais verdadeira. Afinal, o paciente se sente bem cuidado e prestigiado pelos profissionais. Considerando a importância disso para seu negócio, separamos 8 dicas de como melhorar o atendimento ao paciente. Confira!
1. Tenha uma recepção impecável para melhorar o atendimento ao paciente
Uma primeira boa impressão é uma ótima forma de cativar um paciente. E a recepção da clínica ou do consultório é o primeiro espaço de experiência dele. Por isso, o impacto que ela gera no paciente repercutirá em todo o atendimento.
A recepção deve estar organizada, ser aconchegante e ter um profissional capacitado. Melhorar o atendimento ao paciente pressupõe um tratamento humanizado desde o início. Afinal, se o paciente não ficar confortável no local, é possível que sua consulta seja diferente. É como se ele entrasse para o atendimento médico com algumas ressalvas. E isso pode prejudicar diretamente no tratamento.
Por isso, treine o(a) recepcionista para tratar a todos com paciência e respeito. Tenha móveis confortáveis, disponha de itens de entretenimento para a espera e disponibilize água e café, pelo menos.
2. Saiba as necessidades do público-alvo
Só é possível melhorar o atendimento ao paciente se o gestor da clínica ou consultório o conhecer. É preciso estudar o público-alvo para saber suas principais demandas e preferências. Invista tempo nessa tarefa de entender o comportamento dos pacientes para oferecê-los soluções adequadas. Uma conversa informal ou por meio das redes sociais ajuda bastante nisso. Alguns dados importantes de se ter são idade, localização, estado civil e sexo.
3. Não demore a atender o paciente
Quantas vezes você já se irritou esperando pela prestação de um serviço? O mesmo vale para o paciente. A demora no atendimento é o maior inimigo de clínicas e consultórios. Se você é pontual, pode ter certeza que esse fator é extremamente bem avaliado pelo paciente. Afinal, os atrasos longos e constantes indicam uma falta de compromisso e descaso com o tempo do paciente.
Por isso, determine um tempo médio de atendimento. Além disso, organize a agenda e a recepção.
4. Ofereça várias opções de agendamento e canais de comunicação
Redes sociais, aplicativos de mensagens, e-mail, site, telefone. Se você possui todos esses canais de relacionamento, o paciente escolherá aquele que mais gosta para entrar em contato. Dar ao cliente a escolha da forma de se relacionar é primordial. Essa medida passa a mensagem de que você preza pelo tempo dele.
E não só isso. Você pode utilizá-los para agendar consultas. O agendamento facilitado é uma das formas de melhorar o atendimento ao paciente em clínicas e consultórios. E esse diferencial é muito valorizado, porque todos procuram jeitos práticos de marcar compromissos no dia a dia.
5. Invista no treinamento da equipe
Sua clínica tem políticas de atendimento? Se sim, é uma ótima estratégia. Mas nada adianta se a equipe não for treinada dentro dessas políticas. Isso envolve desde o profissional de limpeza até o profissional da saúde. Os treinamentos são fundamentais para que os prestadores de serviço atuem de forma adequada e ética com os pacientes. E isso pressupõe uma equipe motivada, com as necessidades atendidas.
6. Faça pesquisas de mercado
As pesquisas de mercado são ótimos subsídios para melhorar o atendimento ao paciente em clínicas e consultórios. Elas são importantes para os gestores se atualizarem sobre o serviço prestado e sobre ferramentas que contribuem para a gestão. No mesmo sentido, frequentar seminários e workshops para saber sobre tendências auxiliam no crescimento do negócio.
7. Tenha um feedback do paciente
Escutar o paciente é a melhor forma de melhorar sua prestação de serviços. A pesquisa de opinião é uma boa maneira de obter esse feedback. Por meio dela, será possível entender qual fator tem maior influência positiva sobre a experiência do paciente na clínica. Sejam online ou presenciais, as pesquisas precisam abordar pontos fundamentais.
Qualidade técnica do atendimento, relação com profissionais, recepção, tempo de espera, facilidade de acesso, qualidade dos materiais e equipamentos, dentre outros fatores, podem ser objeto de avaliação.
8. Faça um seguro profissional
Para melhorar o atendimento ao paciente em clínicas e consultórios, é primordial oferecer melhores condições de trabalho. Existe uma banalização de processos contra os profissionais da saúde. Dar segurança a eles é fundamental para que o atendimento seja otimizado. E um paciente satisfeito é menos propício a mover uma ação de responsabilidade civil contra o profissional.
O gestor que deseja melhorar o atendimento ao paciente em clínicas e consultórios deve ficar atento a diversos fatores que influenciam em sua experiência. Um dos principais é ter uma equipe engajada e organizada. Quer saber como fazer isso? Confira no blog!