Os equipamentos de segurança para motoboy e mototaxista são uma forma de resguardar a integridade física e a saúde desses profissionais. Alguns deles estão previstos em normas brasileiras como itens obrigatórios. Outros constam apenas como recomendações de segurança.
Obrigatório ou não, utilizar os equipamentos de segurança para motoboy e mototaxista é imperativo. Afinal, esses trabalhadores lidam o tempo todo com o risco de se acidentarem. Diante desse cenário, é preciso fazer todo o possível para minimizar os efeitos de um acidente. Confira a seguir os principais equipamentos de segurança para motoboy e mototaxista.
Itens obrigatórios para motos
A segurança do motoboy e do mototaxista começa com seu instrumento de trabalho. As motos devem estar em perfeito estado. Como qualquer outro veículo, é importante que passe por revisões periódicas. No caso desses profissionais, a moto é utilizada diariamente em grande parte do dia. Por isso, as revisões devem acontecer mais frequentemente.
Além dessa prática básica, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu, em sua Resolução nº 14/98, os itens obrigatórios para motos:
- Indicadores luminosos de mudança de direção dianteiro e traseiro;
- Pneus que ofereçam condições mínimas de segurança;
- Dispositivo destinado ao controle de ruído do motor: este dispositivo deve ser dimensionado para manter sua superfície externa em nível térmico adequado ao uso seguro da moto pelos ocupantes, sob condições normais de utilização e com uso de vestimentas e acessórios indicados no manual do usuário, devendo ser complementado por redutores de temperatura nos pontos críticos de calor, a critério do fabricante;
- Lanterna, de cor vermelha, na parte traseira;
- Espelhos retrovisores de ambos os lados;
- Farol dianteiro, de cor branca ou amarela;
- Lanterna de freio de cor vermelha;
- Iluminação da placa traseira;
- Velocímetro;
- Buzina.
Equipamentos de segurança para motoboy e mototaxista
Além dos itens obrigatórios para motos, há equipamentos de segurança para motoboy e mototaxista. Sua finalidade é proteger os usuários de possíveis acidentes. Veja os equipamentos de segurança para motoboy e mototaxista mais utilizados:
- Antena corta-pipas: equipamentos que evitam a ocorrência de acidentes com linhas de pipa, que comumente possuem cerol e são praticamente invisíveis aos olhos do usuário;
- Botas: protegem os pés do usuário em dias de chuva, mas principalmente contra lesões e queimaduras no escapamento ou em caso de queda;
- Luvas: protegem contra lesões em caso de queda e conferem mais segurança e melhor fixação ao motociclista na hora de segurar o guidom;
- Colete refletivo: item que facilita a visão dos demais motoristas, porque emite uma luz quando o farol bate no colete;
- Joelheiras e cotoveleiras: equipamentos que protegem o motociclista em caso de queda;
- Mata-cachorro: estrutura tubular em metal colocada na frente do motor, à frente das pernas do motociclista, para protegê-lo de colisões.
- Vestuário adequado;
- Capacete.
Características do capacete
Uma observação importante no que diz respeito a equipamentos de segurança para motoboy e mototaxista é a característica do capacete. O primeiro ponto é que o item deve ter obrigatoriamente o selo do Inmetro e faixas refletivas laterais e traseiras. É o que garante a segurança do motociclista.
Além disso, a viseira deve ser transparente. O usuário não pode colocar películas na viseira. Caso o capacete não tenha viseira, o motociclista deve utilizar obrigatoriamente um óculos de proteção ou óculos comuns, se for o caso.
Seguro: solução em caso de acidente
Falar de segurança do motociclista sem falar de seguro é impossível. Além dos equipamentos de segurança para motoboy e mototaxista, o seguro é uma forma de deixar o profissional mais tranquilo no exercício de suas funções. Mesmo com o risco constante, é um resguardo.
O seguro para motoboy e mototaxista pode ter diversas coberturas. As mais comuns são:
- Morte acidental;
- Despesas com acidentes;
- Invalidez permanente decorrente de acidente;
- Pagamento de diárias temporárias enquanto o segurado se afastar do trabalho.
Alguns seguros cobrem ainda os passageiros, garantindo o pagamento de indenizações em caso de morte ou lesões corporais.
Diante do alto risco a que estão submetidos esses profissionais, o uso de equipamentos de segurança para motoboy e mototaxista é fundamental. Além dos itens, um seguro pode dar mais tranquilidade para eles, que lidam com o estresse e o perigo de acidente neste trânsito caótico das grandes cidades!