Qual a diferença entre profissional liberal e autônomo? Conheça!

Qual a diferença entre profissional liberal e autônomo? Conheça!

Todo profissional liberal é também autônomo, mas o contrário não é verdadeiro. Como assim? Existe diferença entre profissional liberal e autônomo. Muitas pessoas confundem as duas figuras, mas a forma de atuação deles é diferente. Alguns segmentos são cheios de profissionais liberais e autônomos. E especialmente com a crise econômica, eles se multiplicaram nos últimos anos. Trabalhar por conta própria é a saída de muitos.

Mas qual a diferença entre profissional liberal e autônomo? Veja a seguir!

Profissional autônomo

Profissional autônomo é aquele que não possui vínculo empregatício com nenhuma empresa. Pode ser pessoa física ou jurídica. Ele tem total autonomia financeira e profissional, ao contrário do funcionário efetivo. É o profissional que desenvolve sua própria atividade. Pode escolher o lugar, o modo, o tempo e a forma de execução. Em outras palavras, o profissional autônomo preenche os seguintes requisitos:

  • Tem liberdade de organizar e executar o próprio trabalho;
  • Pode contar com a ajuda de ajudantes e substitutos;
  • Tem liberdade de dispor do resultado do próprio trabalho, diferentemente do profissional subordinado (aliena a força de trabalho, sem assumir os riscos, mas está sob poder da direção empresarial);
  • Possui autonomia do prestador da obra (seu trabalho é resultado da manifestação de uma habilidade, e o profissional assume os riscos do empreendimento).

Profissional liberal

O profissional liberal é aquele que formação técnica ou acadêmica em determinada área. Ele também possui autonomia para exercer suas atividades, mas estas são regulamentadas e legalizadas. Tais profissionais são representados por conselhos ou sindicatos. Por possuir total responsabilidade pelo produto ou serviço que oferece, eles devem ser capacitados.

Você pode se tornar um profissional liberal com ou sem vínculo empregatício. Em outras palavras, exercer atividades no próprio negócio ou em negócio de terceiros. No entanto, é mais comum que exista o vínculo. É o caso de advogados, médicos, arquitetos. 

Diferença entre profissional liberal e autônomo

A diferença entre profissional liberal e autônomo não é tão simples. Principalmente porque ambos podem atuar dirigindo o próprio negócio. Mas listamos a seguir as principais diferenças entre eles:

  • Forma de atuação: o profissional autônomo atua sem vínculo empregatício, ao passo que o liberal pode ter ou não vínculo com terceiros;
  • Formação: o autônomo não precisa ter formação na área em que atua, ao contrário do liberal. Ou seja, geralmente, o autônomo tem mais conhecimento empírico do que técnico-científico. É o caso de eletricistas, pintores etc. O liberal deve ter formação acadêmica em sua área.
  • Registro: em alguns casos, devido à formação, o liberal só pode atuar se estiver registrado no conselho de sua classe econômica (OAB, CREA, CRM etc.)

Segurança para esses profissionais

A diferença entre profissional liberal e autônomo diminui bastante quando ambos atuam por conta própria. Quando isso ocorre, eles estão sujeitos aos riscos do seu próprio negócio. Seja um motoboy, um vendedor de doces ou um arquiteto, se eles atuam sozinhos, um dia de trabalho perdido interfere no orçamento mensal.

Essa é, talvez, a maior dor desses profissionais: ficar sem remuneração. Por este motivo, uma medida interessante para eles é a contratação do seguro DIT – Diária de Incapacidade Temporária.

Esse seguro é uma renda por incapacidade temporária. Ele pode ser uma cobertura do seguro de vida ou um seguro para autônomos. O profissional que contrata o DIT recebe uma renda em caso de ausência no trabalho por acidente ou doença. Assim, ele poderá se recuperar tranquilamente. Na contratação, o segurado verá que o DIT abrange o número de diárias até o limite contratado.

 

Profissionais liberais e autônomos representam boa parcela da população economicamente ativa no Brasil. Essa quantidade tende a aumentar. Além da crise econômica, muitas pessoas buscam liberdade. E a flexibilidade de horários, ausência de subordinação e possibilidade de trabalho remoto são sedutores. Nessa hora, a diferença entre profissional liberal e autônomo some, porque ambos podem usufruir disso se trabalharem por conta própria.

O seguro DIT surge como uma segurança para lidar com imprevistos. Assim, é possível atuar de forma tranquila e dirigindo o próprio negócio.


Está gostando do conteúdo? Compartilhe!