Aconteceu um incêndio e você não sabe como acionar o seguro condomínio? Essa medida é fundamental para evitar danos maiores. Inclusive financeiros. Apesar de os acidentes ocorrerem de forma súbita e imprevisível, perder a cabeça não é uma opção neste momento. Há decisões importantes e imediatas a serem tomadas. E a melhor forma de o síndico se prevenir é saber o que fazer antes que os problemas apareçam.
Você conhece as principais cláusulas de sua apólice? Esse já é um ótimo começo. Em seguida, deve saber os passos para acionar o seguro condomínio. Veja a seguir quais são eles!
Ligue para a seguradora para acionar o seguro condomínio
Para acionar o seguro condomínio, ligue para a seguradora ou para o corretor. É a primeira medida a ser tomada pelo síndico. Para sinistros que ocorrem em horário comercial, o síndico pode entrar em contato com o corretor. Ele dará as orientações básicas.
Porém, em dias não úteis, é preciso ligar para a seguradora. Em geral, ela possui um canal de atendimento 24 horas. Se você não tem o número, entre no site e procure por uma forma de entrar em contato.
Comunicar o sinistro é essencial na hora de acionar o seguro condomínio. Porque é a medida que possibilitará a cobertura. Saiba exatamente o local, a data e a hora do sinistro. Na hora de falar com o atendente, descreva o ocorrido de maneira sucinta. E cuidado com as palavras!
Use os termos corretos ao falar com a seguradora
Essa pode parecer uma dica estranha na hora de acionar o seguro condomínio. Mas acredite que faz toda a diferença. Porque a seguradora pode interpretar de forma equivocada as informações passadas. E esse primeiro depoimento costuma prevalecer sobre os outros.
Imagine um incêndio em um apartamento. Há grande diferença entre “o morador deixou o apartamento pegar fogo” e “um incêndio ocorreu em um apartamento”. O síndico não deve antecipar a causa do sinistro. A ideia da comunicação certa é exatamente essa: deixar os responsáveis apurarem o ocorrido.
Se o síndico diz que houve um infiltração, não existirá cobertura. O que é diferente de dizer que o vendaval arrancou o telhado e causou infiltração nos apartamentos. Boa parte dos seguros cobrem vendaval.
Por isso, saiba descrever bem a situação. Quando há tempo hábil, procure orientação do corretor.
Aguarde o retorno da seguradora
Após o primeiro contato com a seguradora, o síndico só deve adotar providências emergenciais. Essas medidas são aquelas que visam evitar ou reduzir os danos. Qualquer outro reparo só pode ser realizado se a seguradora autorizar. Caso contrário, o condomínio poderá não ser indenizado.
Apesar da vontade do administrador em recuperar os estragos e dar segurança e conforto aos moradores, é preciso respeitar as previsões contratuais. Tenha em mente que a seguradora se limitará a cumprir o que consta na apólice.
Após acionar o seguro condomínio, aguarde as instruções e a vistoria da seguradora. Não retire nenhum componente que faz parte do sinistro. Isso evita fraudes e discussões de cobertura. A vistoria costuma ocorrer em incidentes de maior vulto.
Apresente documentos e orçamentos
É comum que as seguradoras solicitem ao condomínio três orçamentos para consertar ou repor os bens danificados. A escolha recai sobre o orçamento de menor valor. Mas o síndico deve aguardar a aprovação antes de efetuar qualquer reparo.
Isso porque pode ser mais vantajoso para a companhia trocar um bem ao invés de repará-lo. Esse julgamento cabe à empresa, não ao condomínio. Essa é uma forma de o síndico se precaver ao acionar o seguro condomínio.
A seguradora também pode solicitar documentos adicionais. Qualquer coisa que comprove o sinistro ou serviços emergenciais deve ser guardado.
Após acionar o seguro condomínio e tomar tais providências, basta ao síndico seguir as orientações da seguradora para garantir a indenização pelo sinistro sofrido. Lembre-se sempre de consultar a empresa em caso de dúvidas. É a melhor forma de se resguardar diante de incidentes.
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